Categorias: Recicle-se

Uma bíblia pra ser eco e fashion

11.11.2009

Divulgaçãoeco-chicCapa do “Eco Chic”

Lançamento que precisa estar na cabeceira de qualquer fashionista ligado nas questões ambientais, “Eco Chic“, da jornalista inglesa Matilda Lee, é um livro que fala sobre como estar na moda e, ainda assim, ser eco consciente. Metade dele fala sobre os problemas do sistema da moda que acarretam em problemas socioambientais, e a outra metade dá sugestões de soluções. O Blog LP selecionou alguns itens pra dar um gostinho e recomenda a leitura! Confira:

. Uma camiseta lavada a 60º C, secada em máquina e passada a ferro libera 4 quilos de emissões de dióxido de carbono em toda sua “vida” útil. Isso é o equivalente a uma viagem de avião de 27 quilômetros. Ou seja: prefira, quando possível, não passar, secar naturalmente e lavar com água fria.

. Made in onde? Além da energia e poluição dispendida no transporte entre países, a roupa produzida em outros lugares pode esconder muitos problemas. As condições de trabalho de países subdesenvolvidos, por exemplo, te deixaria com vergonha de usar uma daquelas blusinhas que vieram da China, viu?

. Comprar roupa de segunda mão não é simplesmente uma modinha vintage. É um jeito de dar uma segunda vida útil pra roupa que poderia parar na lata do lixo. No caso das roupas de materiais sintéticos, por exemplo, a decomposição pode durar centenas de anos. Nisso, esse lixo pode liberar metano, que colabora com o efeito estufa e portanto piora a situação do aquecimento global.

. Poliéster é barato e prático… e horrível pra saúde do planeta. Contamina o ar e a água, solta substância cancerígena etc.

. Mesmo o algodão, que parece tão inocente, pode usar pesticidas que prejudicam a saúde de quem os planta e colhe. Prefira sempre algodão orgânico.

. O “slogan” do livro é legal como resumão pra entender o que é ser eco chic: escolher bem, comprar menos e cuidar mais. Por aí você já percebe que não é nada eco chic comprar fast fashion, trocar de armário a cada estação… É, essa discussão ainda vai dar pano pra manga!

Tags:                        

Compartilhar