E a cidade mais sustentável do mundo é…

22.06.2021

Sabia que 48% da energia usada por Camberra (Austrália) vem de fontes renováveis?

Já pensou pra qual lugar do mundo você viajaria quando a pandemia acabar? O novo estudo da Uswitch, uma empresa inglesa especialista em comparar consumo de energia, desenvolveu uma lista indicando quais são as cidades mais sustentáveis do planeta.

O site considerou fatores como fontes de energia, infraestrutura, transporte público, acessibilidade, poluição, qualidade do ar, emissões de CO₂ e a porcentagem de espaços verdes disponíveis. Com base nesses critérios, eles desenvolveram uma pontuação máxima de 600 pra descobrir quais locais estão mais comprometidos com seu impacto ambiental.

São Paulo não se saiu bem nas métricas e amargou o 5º lugar de menos sustentável

A 1ª colocada da lista é Camberra (Austrália), que alcançou uma nota de 427 por oferecer excelente transporte público, consumir 48% de energia proveniente de fontes sustentáveis (solar e eólica) e seu ar possuir apenas 13,89 de índice de poluição – isso quer dizer que a cada 100 partículas presentes no ar, “só” 13,89 estão poluídas!

Embora a lista seja importante pra trazer um panorama em escala global e descobrir quais cidades ao redor do mundo estão lidando melhor com questões sustentáveis, há uma péssima notícia para os brasileiros: São Paulo (SP) ganhou a nota 135, ficando em 5º lugar atrás de locais como Tianjin (China) e Nova Déli (Índia). A efeito de comparação, a cidade indiana ficou em 2º lugar com pontuação de 86 e até 50% de sua população vive em favelas sem acesso a abastecimento de água ou gestão adequada de resíduos… Abaixo a lista na íntegra, confira:

As mais sustentáveis:

1º. Camberra, Austrália
2º. Madri, Espanha
3º. Brisbane, Austrália
4º. Dubai, Emirados Árabes Unidos
5º. Copenhague, Dinamarca
6º. Frankfurt, Alemanha
7º. Hamburgo, Alemanha
8º. Praga, República Checa
9º. Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
10º. Zurique, Suíça

As menos sustentáveis

1º. Jidá, Arábia Saudita
2º. Nova Déli, Índia
3º. Amã, Jordânia
4º. Tianjin, China
5º. São Paulo, Brasil
6º. Nairóbi, Quênia.
7º. Cairo, Egito
8º. Wuhan, China
9º. Guangzhou, China
10º. Macau, China

Tags:            

Compartilhar