Ducha de água fria? Por favor!

13.02.2014

Banho frio pra refrescar – e pra fazer bem!

Nesse calor, não há banho que vença. E enquanto o verão das temperaturas recordes continua, Blog LP apoia o banho frio sempre! Seja o seu chuveiro elétrico ou a gás, você vai economizar (seu bolso e recursos do planeta) e, de quebra, desfrutar dos benefícios da água gelada pra sua pele. Sim, ela ajuda, sabia? A gente conversou com a dra. Carolina Marçon, especializada em dermatologia, pra saber mais. Confira:

. A água fria mantém o manto hidrolipídico: ele funciona como uma barreira natural da pele que protege, mantém a hidratação e impede a penetração de substâncias que possam causar alergia ou infecção. A água quente remove essa película – é por isso que no inverno existe muito problema com pele ressecada.

. Não é só impressão: o banho frio de fato regula a temperatura e melhora a sensação térmica.

. A água quente estimula a oleosidade do couro cabeludo e pode causar a dermatite seborreica – mais conhecida como caspa. Ou seja: tomar banho frio pode evitar o problema.

. No cabelo em si, da mesma maneira que o manto hidrolipídico da pele, a água fria também mantém uma película de hidratação. Além disso, as escamas da cutícula do cabelo se fecham com o enxágue geladinho e as madeixas ficam brilhantes. Sabe por quê? O fio fica mais uniforme e a luz se reflete nele de maneira mais homogênea! Claro que ajuda se o cabelo já for saudável.

. Banho frio melhora a circulação? Sim, mas é um efeito momentâneo: ele causa a vasoconstrição e, no momento que os vasos dilatam novamente, a circulação dá uma melhorada. Ou seja: a olheira desincha e fica mais leve, o desconforto de inchaço no geral passa um pouco. Mas se for algo crônico, não tem banho frio que dê jeito…

Se você, por algum desatino, ainda não se convenceu, Blog LP foi pesquisar dados sobre o consumo de energia do chuveiro elétrico. Segundo a AES Eletropaulo, um chuveiro com potência de 5500W, quando alterado para a posição verão (modo de água fria), diminui 30% no consumo mensal! Em uma família de quatro pessoas e um banho diário por pessoa de 10 minutos, por exemplo, a tarifa pode ser reduzida em R$ 10 por mês com a posição verão (R$ 30 em 3 meses, a duração do verão!).

Tags:                                    

Compartilhar