Couro ecológico feito de… chá fermentado?

Divulgação
Um grupo de pesquisadores nos EUA descobriu uma maneira de fazer couro usando chá fermentado - vem saber mais aqui! Próxima Ver mais fotos
Um grupo de pesquisadores nos EUA descobriu uma maneira de fazer couro usando chá fermentado - vem saber mais aqui!

Em tempos em que grandes marcas já anunciam o fim do uso de pele de animais em seus produtos (como a Giorgio Armani), uma equipe de pesquisadores do Iowa State University, nos EUA, surge com um bom substituto pro couro! A alternativa foi descoberta durante um estudo com colônias de bactérias e leveduras encontradas na kombucha – a bebida feita com chá rico em cafeína e açúcar que a gente já te mostrou, lembra? A diferença entre a produção de chá e do couro é a duração da fermentação: pro 1º, ele fica de repouso durante 3 dias e no 2º, ele pode ficar até 4 semanas pra formar uma grossa camada junto à scoby, a colônia-mãe. Passado o tempo, é só retirar a colônia, lavar com sabão, água fria e deixa secar até que toda a água se evapore, deixando o material bem seco!

Veja também o graffiti em forma de crochê da Karen Bazzeo!

O resultado fica bem parecido com um couro comum e pode ser usado pra fazer roupas, bolsas e sapatos. A novidade anima bastante, pois trata-se de um produto biodegradável, mas ainda existem alguns ajustes que precisam ser feitos: ele é pouco resistente à água e pode congelar e quebrar quanto exposto a temperaturas muito baixas. Mas os pesquisadores estão trabalhando pra consertar esses contratempos! Pra conferir tudo é só ir na galeria – clica na foto pra abrir!

Tags:                              

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas