Categorias: Moda Recicle-se

Como você pode usar mais a roupa – e lavar menos!

11.06.2019

Vem ver como usar mais sua roupa e lavar menos! Aqui o vestido Black Edition da Osklen
A linha da Black Edition da Osklen vai vir com tratamento antiodor chamado Polygiene, que tem certificação “altamente recomendada” pelo Greenpeace, à base de cloreto de prata
Esse vestido de lã da Wool& pode ser usado 100 dias sem lavar! Custa US$ 128 (cerca de R$ 500) – bom pra viajar, né?
A Unbound Merino tem um kit básico para viagem: camiseta, meia e até cueca que dispensam lavagem!
A Pangaia faz um tratamento à base de menta pra suas peças resistirem mais tempo ao suor (por US$ 85 ou cerca de R$ 340)
O Visto.bio (ou Biosoftness) é à base de ativos presentes em óleos essenciais como melaleuca, tomilho e capim limão. A unidade custa R$ 89
A Unilever lançou o Comfort Refresh (cerca de R$ 15) no dia Mundial da Água, este ano!

Vocês que me acompanham conhecem o desafio #1LookPorUmaSemana, que incentiva todo mundo a repetir a roupa por ao menos 5 dias seguidos (assiste o vídeo aqui e se anima a fazer!). Dois anos depois, o mercado entendeu a oportunidade de negócio que existe nisso. Afinal, não é nada sustentável lavar a roupa cada vez que você usa: gasta-se muita energia elétrica e muita água, sem falar no seu próprio tempo e nas muitas micropartículas de plástico vão parar no oceano (e é impossível combater o estrago que elas fazem naquele habitat).

Nesse post eu te mostro esses novos produtos. Pioneiro pra mim é o Visto.bio (ou Biosoftness), criado pelo estilista Renan Serrano, da marca Trendt (leia nossa entrevista com ele). O produto é um spray que você passa na roupa antes e depois de usar – e virou parceiro da Farm aqui. É feito a partir de uma modelação molecular de ativos presentes em óleos essenciais como cravo e capim limão! 

Se antes os gigantes do mercado estavam mais preocupados em vender muito sabão em pó, com um marketing pesado insinuando, especialmente para as mulheres, que lavar a roupa era cuidar bem da família, agora eles também miram novos caminhos. A Unilever lançou o Comfort Refresh, que promete neutralizar o mau cheiro, desamassar e perfumar, mas nem embalagem nem o site da marca deixam claro qual seu princípio ativo.

Tem também o Polygiene, à base de cloreto de prata (proveniente de prata reciclada), que a Osklen vai lançar nas peças da linha Black Edition da coleção Asap Forests, no segundo semestre deste ano. Lá fora várias marcas crescem com o lema “lave menos, poupe tempo e energia, faça sua roupa durar mais”. A Wool&, linha feminina da Wool & Prince, lançou um vestido que pode ser usado por 100 dias sem lavar! A Unbound Merino também trabalha com a lã em sua coleção porque a lã é térmica: quando faz calor, evapora rapidamente o suor (ou seja, o suor não impregna na fibra e não cria as bactérias que promovem o mau cheiro), e quando faz frio cria uma barreira térmica que protege o corpo. Além disso, a lã não amassa. Já a Pangaia usa algodão orgânico com fibra de algas marinhas, e usa um tratamento à base de menta para manter o frescor da roupa por mais tempo, evitando a lavagem.

Agora é com a gente! Preparado para as mudanças? A moda agora é não lavar mais a roupa! Clica na foto pra ver mais!

 

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