As embalagens do futuro já existem: elas se transformam em objetos e podem ser recicladas!

19.05.2020

Foto Divulgação

Seu gato pode ganhar uma casa nova, boa pra arranhar, com a embalagem das TV’s Lifestyle da Samsung

No movimento da sustentabilidade, uma pauta importantíssima é a do “lixo” e do carbono gerado pelas embalagens dos produtos. Não apenas na moda, mas em todos os setores de produção, de cosméticos a eletrodomésticos e alimentos. Depois das dicas para uma nécessaire com menos plástico (clique aqui!), hoje eu te conto as novas tendências pra embalagens eco-friendly do mercado.

A reutilização criativa da embalagem é a proposta da Samsung para prolongar a vida do que se transformaria “lixo” rapidamente. A embalagem das TV’s da linha Lifestyle, que incluem os modelos The Frame, The Serif e The Sero, se transforma em vários objetos por meio de furos em pontos específicos da caixa. O papel cartão ondulado, duplo, da embalagem é rígido o bastante para se transformar numa casinha para gato, um suporte de revistas, um túnel, uma prateleira e outras opções de “faça você mesmo”, é só olhar o manual e o QR Code com as instruções.

Foto Divulgação

A embalagem da Samsung permite várias possibilidades, como essa miniestante

Outra tendência é a redução da pegada de carbono decorrente de embalagens que dificultam o transporte. Sabia que já tem vinho que dispensa a garrafa de vidro? Algumas empresas estão utilizando caixas cartonadas tipo Tetra Pak ou até o antigo Bag-in-Box, onde o vinho fica dentro de um saco no interior de uma caixa de madeira, com uma torneira para servir a bebida.

Foto Divulgação

Na embalagem bag-in-box, o vinho fica dentro de um saco plástico no interior de uma caixa que tem uma torneira pra servir a bebida. Outra opção às garrafas de vidro é a caixa Tetra Pak

A empresa Yellow+Blue é um exemplo que utiliza apenas Tetra Pak para envasar seus vinhos. Tem também as garrafas achatadas da Garçon Wines, feitas 100% de PET reciclado, além de serem  recicláveis e 87% mais leves que as garrafas de vidro. O transporte fica mais fácil também pelo fato de serem achatadas, o que reduz em 40% o espaço ocupado pelas tradicionais garrafas redondas.

Na área dos cosméticos, existem várias marcas que buscam minimizar as embalagens. Xampu e desodorante sólidos, creme dental e enxaguante bucal em tablete são algumas das opções recomendadas. Marcas como a BioAromas Saboaria, a Organoliss e a Junilab oferecem esses produtos. Já a Aymara-Una utiliza embalagens 100% recicláveis em seus cosméticos naturais, veganos e biodegradáveis.

Foto Divulgação

Xampus e desodorantes sólidos e cremes dentais e enxaguantes bucais em tablete têm um volume menor do que os produtos tradicionais

Tags:                

Compartilhar