A arte pode mudar o clima?

06.06.2008

Divulgação

Instalação dos brasileiros Ary Perez e Denise Milan na Holanda

A preocupação com o meio-ambiente e os rumos do nosso planeta influencia tanto a moda quanto a arte. A prova disso é que hoje foi inaugurado na Holanda o Projeto de Arte Kielzog, que reuniu artistas do mundo inteiro para refletir sobre a pergunta: “A arte pode mudar o clima?” e produzir peças que mostrassem um novo ponto de vista sobre esse tema.

Entre os convidados a participar da iniciativa está o casal de brasileiros Ary Perez e Denise Milan. Os dois trabalham juntos desde 1989, em obras de arte de escala monumental em espaços públicos, como a escultura arquitetônica America’s Courtyard, em exposição permanente no Adler Planetarium de Chicago.


O casal de artistas Ary e Denise transportando sua obra pela floresta

Durante todo o mês de maio, Ary e Denise prepararam sua intervenção em uma floresta próxima ao antigo laboratório hidráulico de Kielzog, na cidade de Marknesse, Holanda. Ao conhecer o local, os artistas escolheram uma árvore que estava caída no meio da floresta, levaram, limparam, pintaram de branco e transportaram de volta para a natureza. A obra de arte ganhou o título “IF” (“SE” em inglês).

Sobre a obra:
SE
As árvores do planeta, símbolo e base da vida, encontram-se em risco. A Holanda, por razões outras, deu exemplo de que é possível criar vida e suas florestas, em lugares inóspitos. Trata-se, então, do homem se apegar à sua essência criadora e subjetividade da existência para se salvar. Mais do que ser contra a destruição das florestas devemos acreditar, cada vez mais, na nossa capacidade de criação.
A arte, reinterpretando a natureza e o homem, abre possibilidades para a criação de vida, mudando os paradigmas culturais.

Tags:      

Compartilhar