Pulseira criada por brasileiros é aposta contra Covid-19 em concurso internacional de design

28.10.2020

Foto Reprodução

O higienizador modular é um dos 20 projetos brasileiros selecionados para o concurso Design for Emergency

Uma nova pulseira, chamada de higienizador modular ou Gomo, chega ao mercado para a luta contra o coronavírus. Criado por professores e estudantes de Design das Universidades Federais do Paraná e do Ceará, o acessório é de poliuretano termoplástico e possui um compartimento de 8 mL para guardar álcool gel ou sabonete líquido.

A iniciativa, em parceria com a marca ÖUS, está entre os 20 projetos escolhidos pelo Desafio Internacional Semeando Ideias. Coordenado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e pelo Museu da Casa Brasileira, o objetivo é atender o Design for Emergency, um outro concurso lançado por uma universidade em Boston, nos EUA. Os projetos selecionados são publicados no site da competição e têm licença aberta Creative Commons, que permite a qualquer um desenvolvê-los, implementá-los e divulgá-los.

O higienizador modular pode ser usado como pulseira, chaveiro ou pingente

higienizador modular ou Gomo já está em processo de produção, voltado especialmente para crianças e adolescentes, em especial no ambiente escolar. A distribuição de 5.250 unidades para alunos e professores vai acontecer em parceria com as escolas, primeiro no município de Brejo Santo, uma região no Ceará extremamente afetada pela pandemia. A iniciativa faz parte da campanha “Uma mão lava a outra“.

A pulseira Gomo é totalmente reciclável e está vinculada a um programa de logística reversa que vai compensar todo o material utilizado na sua produção. Também já é possível adquirir sua própria Gomo no site da ÖUS por R$ 35 – a cada pulseira vendida, outra é doada para uma criança de 10 a 14 anos do ensino público de outras cidades do Ceará.

Outra novidade da ÖUS é a colab com o DJ e beatmaker Coyote Beatz, que faz batidas para as músicas do Emicida, do Djonga, da Karol Conka, do Baco Exu do Blues e outros artistas brasileiros da cena hip-hop. O novo tênis, totalmente vegano e customizado, é inspirado na máquina musical vintage MPC-2000, usada pelo Coyote Beatz na produção de suas trilhas musicais.

Divulgação

O novo tênis Imigrante Coyote Essencial e a máquina musical MPC-2000

Tags:            

Compartilhar