Categorias: Portfolio

Retratos via Skype

29.02.2012

Sandro Kopp

Image 1 of 25

Auto-retrato: Sandro Kopp pintando o amigo Waris Ahluwalia

Sandro Kopp expôs seus trabalhos artísticos pela 1ª vez aos 7 anos. Na época, seu público não consistia num grupo com galeristas renomados, diretores e atores de cinema e nomes consagrados do mundo da moda, como aconteceu na abertura de sua exposiçãoThere You Are“, no começo do ano, na Lehmann Maupin de NY. Seu nome começou a circular com mais frequência no mundinho das artes depois 2007, quando expôs seu trabalho na National Portrait Gallery de Londres. Ele rodava o mundo após um período de 5 anos vivendo na Nova Zelândia com um grupo de artistas intitulado “The Factory“, assim como o famoso estúdio de Andy Warhol. Em 2009 se mudou pra Escócia, onde vive hoje com a namorada Tilda Swinton.

Foi neste mesmo ano que começou o projeto artístico baseado no Skype, a ferramenta de comunicação online. Waris Ahluwalia, ator e designer de joias, foi a 1ª pessoa a posar pra ele através de uma câmera de computador, numa alternativa tecnológica pro antigo hábito de ficar parado na frente de um retratista, que depois foi substituído por outro, o de pintar através de fotografias – Kopp acredita que esse é muito impessoal. Sandro pinta Waris desde 2005 pra um projeto que a dupla pretende revelar em 2025. Haider Ackermann, o fotógrafo Ryan McGinley, Stefano Pilati, Terence Koh e a própria Tilda são outros alvos de seus pinceis.

A matéria-prima é um clássico, a tinta a óleo, mas as nuances de luz que ele capta, por conta da própria iluminação do computador refletida em seus retratados, dão a dica de que se trata de algo novo. “Tive a ideia durante uma conferência de vídeo: um híbrido entre pintura feita ao vivo e aquela feita através de fotos. Excluindo as dimensões tridimensionais e a presença física, colocando uma lente entre eu e meu retratado – mas mantendo elementos como o passar do tempo e a conversa, o envolvimento”, explicou Sandro em entrevista pra revista “Dazed & Confused“. Quer entender melhor? Corre pra galeria!

VEJA AINDA: Stefani Pilati sai da YSL após 8 anos
E MAIS: Conheça a fotografia dos alemães Heidi e Hans-Jürgen Koch

Tags:                        

Compartilhar