Categorias: Portfolio

Entre na exposição e conheça: Iara Freiberg

12.05.2011

Pegue a SP-Arte, coloque dentro de uma sala e… por enquanto, feche a porta. Há outras exposições que acontecem em paralelo à feira internacional de arte na cidade, dando espaço pra novos artistas – uma delas é a “Entretanto – o Desvio é o Alvo“, de Beto Amaral e Pedro Igor Alcântara, que selecionou 21 artistas que possuem uma produção estável mas ainda não fazem parte do circuito comercial. Iara Freiberg é um deles e, aqui, Blog LP abre uma porta pra que você entre e conheça o trabalho dela!

Nascida em 1977 em SP, ela se formou em artes plásticas na ECA-USP. No momento da entrevista, estava em Montevidéu, no Uruguai, fazendo uma residência artística. “Já trabalhei com gravura, pintura, desenho; trabalho com fotografia até hoje. Mas, faz quase 10 anos, o foco do meu trabalho são as intervenções, obras que se desenvolvem em diálogo com o seu entorno, instrinsecamente relacionadas a ele. Esse tipo de trabalho não tem uma técnica específica, já usei desenho com lápis e marcadores sobre paredes, usei tinta sobre chão e teto, já apliquei lambe-lambe, usei vinil sobre os azulejos de uma piscina e sobre portas de madeira“, disse a artista.

Ela falou também sobre sua participação nessa nova exposição. No 1º andar você vai encontrar 2 fotografias suas de 2003 que foram ampliadas agora pra série “Projeções”. “São fotografias feitas a partir de slides de outras fotografias (cujo assunto é a arquitetura) projetados sobre espaços arquitetônicos, criando novas imagens, desconstruções de ambas”, explicou. Depois, também tem uma intervenção onde a fotografia de uma janela plotada sobre vinil transparente foi aplicada sobre uma porta de vidro da própria casa onde acontece a expô! Com isso, ela está “criando relações poéticas pela cor e pelas formas, mas também relações mais conceituais de dentro e fora, de público e privado, de transparências, de acúmulos”. Quer ver? Passa lá!

Tags:                                

Compartilhar