Categorias: Portfolio

Dois novos talentos pra ficar de olho

06.01.2010

Para onde é que você olha quando quer ver a nova moda? Pras pessoas na rua, pra vitrine, pra passarela – e o Blog LP olhou pra uma faculdade de moda. É que durante a última edição do Talentos Senac, que reuniu o que havia de melhor entre os formandos fashion da instituição, 2 nomes chamaram atenção. Conheça-os!

Elisa Hilst fez uma coleção chamada “Caminho das Nuvens” no seu trabalho de conclusão de curso, que chama a atenção por criar novos tecidos com um infinito de fios tramados. Por exemplo: uma fita de poliamida foi franzida, formando uma espécie de fio grosso que ganhou um tricô. E tudo é feito manualmente – ela conta que um dos casacos levou um ano todo pra ficar pronto, num processo no qual até mesmo sua sogra teve que ajudar! E tem mais família na jogada: as técnicas de tricô e crochê vieram das avós paterna e materna, respectivamente, e foram aprimoradas nas aulas de tecnologia têxtil da faculdade. Era a disciplina predileta de Elisa – bom, é só de bater os olhos na galeria aí em cima pra perceber que as notas devam ser bem altas!

Tsu Yanagui fez moda a partir de Gilles Deleuze. Mesmo. Foi do capítulo “Corpo sem Orgãos” de um livro do filósofo francês que saiu sua coleção, batizada com o mesmo nome. A parte interna do organismo humano foi reproduzida em texturas desenvolvidas por ela, vide o “echarpe de tripas e os pequenos olhos que pulam pra fora do tecido no meio da roupa – tudo desenvolvido na faculdade e pesquisado nos livros de anatomia de seu irmão, que é estudante de medicina. Os leds sobrepostos por tecidos leves e com transparência também dialogam com o conceito, desmistificando a parte interna do corpo. A estranheza faz parte de sua moda: Tsu diz que o que mais queria fazer era transformar o não-estético em estético. Conseguiu: ela acabou de se formar e já tem algumas encomendas a entregar.

Predicta

Tags:                              

Compartilhar