E os indicados a Melhor Figurino pelo Oscar são…

16.01.2014

E as indicações pro Oscar de 2014 já saíram! Sim, Blog LP está ansioso pelos looks de Cate Blanchett, Jennifer Lawrence, Julia Roberts e a nossa nova queridinha Lupita Nyong’o no tapete vermelho, mas não é só isso. Queremos saber de figurino! Quer conhecer melhor os figurinistas concorrentes nessa categoria? Vem com a gente!

Michael Wilkinson por “Trapaça“: já teve indicações ao Costume Designers Guild Awards, mas é a 1ª ao Oscar (e também está concorrendo ao Bafta de 2014 com o mesmo filme). Ele é o “super-homem” dos figurinistas atualmente, com o perdão do trocadilho. Fez “O Homem de Aço” (2013), os últimos dois da cinessérie “Crepúsculo” (2011/12), “Tron: O Legado” (2010), “Watchmen” (2009), “300” (2006)… Ou seja, sua especialidade é a “fantasia”, mas ele acabou se dando bem nessa incursão no figurino de época. A história de “Trapaça” acontece na década de 70 e conta com peças da Gucci, Diane von Furstenberg, Halston… É o mais fashionista entre os indicados se não fosse o próximo…

Saiba mais sobre o figurino de “Trapaça”

Catherine Martin por “O Grande Gatsby“: não é necessário falar muito, uma vez que esse foi o filme mais falado de 2013. Tanto que cansou! Gerou coleções especiais, festas (by Miuccia Prada, que colaborou com peças e depois fez miniexposições com as mesmas), inspirou a moda. Catherine já ganhou o Oscar com “Moulin Rouge!” em 2002 – foi mais ou menos a mesma história de amor com a moda mas sem o fator Prada envolvido – e já concorreu com “Romeu + Julieta” (1996) e “Austrália” (2008). O clima é de “já ganhou” – além do bom figurino, “O Grande Gatsby” não está concorrendo em nenhuma das categorias principais. Seria um prêmio de consolação.

Patricia Norris por “12 Anos de Escravidão“: a volta de uma velha candidata. Patricia já foi indicada 5 vezes no passado, sendo que a última foi em… 1989! Um dos seus figurinos mais conhecidos pro cinema é “Victor ou Victoria” de 1982. E também já trabalhou na série cult “Twin Peaks” de David Lynch. De qualquer forma, é a zebra: não deve ganhar, e se ganhar a Academia levou em consideração o “conjunto da obra”.

“Rush: No Limite da Emoção” também devia concorrer a Melhor Figurino, não acha?

William Chang por “O Grande Mestre“: o superparceiro de Wong Kar Wai é indicado pelo novo filme do cineasta! Sim, é ele o responsável pelo figurino preferido da vida de muita gente: o de “Amor à Flor da Pele“, com vestidos chineses (qipao) que arrancaram suspiros! É a sua 1ª indicação ao Oscar, e ele tem um charme: bem tímido e reservado, só aceita as ofertas que lhe parecem “menores” e recusa convites pra trabalhar em blockbusters de Hollywood. Será que a Academia gosta desse perfil?

Michael O’Connor por “The Invisible Woman“: é o representante do “figurino histórico“, que nunca pode faltar nessa categoria do Oscar. O filme é a história da amante secreta de Charles Dickens. E Michael é especialista em filmes de época: “A Duquesa” (2008), “O Último Rei da Escócia” (2006)… Já ganhou por “A Duquesa” e foi indicado também por “Jane Eyre” (2011). É uma possibilidade, mas só pelo perfil de filme de época mesmo, que a Academia adora.

Tags:                                

Compartilhar