O doc de Martin Margiela que vai sair é diferente de tudo…

09.05.2018

Um dos únicos registros de Martin Margiela em foto – e vem documentário por aí…

Já existiram outros documentários sobre o estilista Martin Margiela, que fundou a Maison Margiela em 1989 (e já não está mais nela). Mas esse novo, “Without Compromisse”, que vai estrear no Festival de Cannes que começa nessa semana e tem Reiner Holzemer como diretor (o mesmo de “Dries” sobre Dries van Noten), é diferente. Sabe por quê? Ele contou com Martin Margiela em si como colaborador!

Veja também: um preview da exposição sobre Margiela em cartaz em Paris!

Martin sempre foi um dos estilistas menos expostos da indústria. Ele nunca apareceu pra receber aplausos depois de seus desfiles, não dava entrevistas e sua imagem, por causa de todo esse mistério, virou um fetiche – uma foto dele chegou a ser destaque de uma matéria do “New York Times” em 2008.

Por ter essa personalidade reclusa, é surpreendente que ele tenha tomado pra si o papel de colaborador pra recontar sua história. Será que isso significa o fim de alguns dos mistérios que rondam o criador, como por exemplo a data exata da sua saída da marca? Pois é: ninguém sabe ao certo quando isso aconteceu. Ela foi comprada pelo grupo Only the Brave em 2002, e em setembro de 2008 o dono da OTB Renzo Rosso disse que Margiela não estava se desligando da marca quando perguntado sobre o assunto: “Nunca diga nunca, mas não poderia imaginar isso. Eu o adoro”. Em outubro de 2009, o mesmo Rosso declarou em comunicado oficial: “Martin não está lá [na marca] já faz um longo tempo”. A chave pode estar no desfile de março de 2009: a jornalista Cathy Horyn escreveu que dava pra perceber pela própria apresentação que ele não estava mais por trás daquilo. Só que Giovanni Pungetti, o CEO da Margiela, disse na ocasião que ele estava sim… E aí? Alguém mentiu na história? Esses segredos, assim como o enorme talento do estilista, são bons motivos pra assistir ao longa! Ansioso?

Tags:                    

Compartilhar