“Melhor Figurino” no Oscar de 2019: qual é o seu preferido?

Divulgação
Cena de "A Favorita" com Olivia Colman no papel de rainha Anne e Rachel Weisz de costas como Lady Sarah - o figurino de Sandy Powell está concorrendo ao Oscar! Vem ver mais Próxima Ver mais fotos
Cena de "A Favorita" com Olivia Colman no papel de rainha Anne e Rachel Weisz de costas como Lady Sarah - o figurino de Sandy Powell está concorrendo ao Oscar! Vem ver mais

Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, os looks do tapete vermelho… A gente fica de olho em muitas coisas no Oscar, né? Mas uma delas a gente também nunca deixa passar: a categoria de Melhor Figurino! Dessa vez, são dois filmes que contam com figurinos de corte real (que sempre têm apelo com a Academia), um de faroeste, um que toca na nossa memória afetiva e um de… super-herói, mas não apenas isso! Qual você acha que vai levar a estatueta? E melhor: quem você acha que vai levar? Vem ver as concorrentes, dessa vez todas mulheres:

Sandy Powell
Ela está no caminho de se transformar em uma nova Colleen Atwood (com 4 Oscars e outras 8 indicações) ou uma Edith Head (com 8 Oscars e 27 indicações!!). Sandy é uma figurinista que também adora uma dobradinha no mesmo ano como a colega Head costumava ter: já concorreu em 1999 por “Shakespeare Apaixonado” e “Velvet Goldmine” (levou por “Shakespeare”); e em 2016 teve “Carol” e “Cinderela” no páreo (não levou). Em 2019, são dela “A Favorita“, que traz a recriação do figurino de rainha Anne da Inglaterra (interpretada por Olivia Colman) mais Lady Sarah (Rachel Weisz) e a serva Abigail (Emma Stone), fora outros membros da corte e do parlamento; e também “O Retorno de Mary Poppins“, com Emily Blunt no papel que já foi de Julie Andrews. Sandy também já levou com “O Aviador” (em 2005) e com “A Jovem Rainha Vitória” (em 2010, que contava com a mesma Blunt no elenco). A gente acha que “A Favorita” tem mais chance dessa vez. Mas será? A concorrência é grande, com, por exemplo…

Alexandra Byrne
Ela é a rainha dos figurinos dos filmes de super-herói (já fez “Doutor Estranho” de 2016, “Thor” de 2011, “Os Vingadores” em 2012…), mas aqui concorre em uma área forte. É dela a recriação dos looks de “Duas Rainhas“, que traz a disputa entre Mary Stuart (Saoirse Ronan) e rainha Elizabeth 1ª (Margot Robbie) pelo trono da Escócia. Detalhe: o único Oscar que Alexandra tem, de 2008, ela ganhou por “Elizabeth: A Era de Ouro”, na qual veste… a mesma rainha Elizabeth 1ª! Ela teve mais 3 indicações anteriores. Mas e o super-herói? Ficou a cargo de…

Ruth E. Carter
Ela já recebeu indicações de Melhor Figurino por “Malcolm X” (em 1993) e “Amistad” (em 1998), ambos filmes falando de maneira diferente sobre a questão racial negra. O desse ano não é diferente: “Pantera Negra” é incrível porque não é só uma reprodução de um look dos quadrinhos mas a criação de todo um universo imagético com base na cultura afro. Moral da história: tem tudo pra ganhar! Mas ainda falta um azarão…

Mary Zophres
Mary já foi indicada outras duas vezes, por “Bravura Indômita” (em 2011) e “La La Land” (em 2017). Não levou nessas e, sinceramente, não deve levar em 2019 por “The Ballad of Buster Scruggs“, filme faroeste dos irmãos Coen da Netflix. Não entenda mal: o trabalho de Mary é bom. Mas não é do tipo que a Academia valoriza.

Tags:                                                            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas