Liniker e Linn da Quebrada no “Marsha! Entra na Sala”, festival online de apoio a mulheres trans

31.03.2020

Por Jorge Wakabara

Foto Divulgação

Marsha P. Johnson é a ativista norte-americana trans e negra que foi peça-chave do movimento de Stonewall e inspira o nome do Festival Marsha! Entra na Sala

Com a crise do coronavírus todo mundo sofre – mas quem já estava vulnerável sofre ainda mais. Um exemplo é a parcela da população LGBTQIA+ que já se encontrava em posição fragilizada. É para eles que aparece o festival “Marsha! Entra na Sala”, com 20 horas de programação online no YouTube e Instagram distribuídos entre os dias 4 e 5/04, sábado e domingo, a partir das 15h.

Vai ter talks, oficinas, música, arte e cultura envolvendo nomes de peso como Linn da Quebrada, As Bahias e a Cozinha Mineira, Mel Gonçalves (ex-Banda Uó) e Liniker. O festival conta com financiamento coletivo para custear tudo – Casa Chama, Ateliê Transmoras e Coletividade Namíbia são algumas organizações envolvidas, que vão promover a distribuição de cestas básicas entre LGBTQIA+, especialmente mulheres trans encarceradas.

Foto Divulgação

Liniker é a primeira mulher trans negra na capa da revista “Claudia” – a edição desse mês traz ensaio e entrevista com a cantora, que participa do festival

O nome do festival merece um parágrafo à parte: é uma homenagem à Marsha P. Johnson, ativista dos direitos LGBTQIA+ norte-americana que foi figura-chave no movimento de Stonewall e morreu em 1992. Outra dica boa para esse período de reclusão social é assistir ao documentário sobre ela: “A Morte e Vida de Marsha P. Johnson”, disponível na Netflix!

Além de incentivar a permanência das pessoas em casa com a transmissão via web, o “Marsha! Entra na Sala” quer dar visibilidade e subsídio para artistas e produtoras que se encontram em situação (mais) difícil durante a quarentena. Fora que é superimportante valorizar a discussão das pautas político-sociais atuais com visões não-hegemônicas (não-heteronormativas, não-binárias)! Vamos sair dessa juntos (porém cada um na sua casa), exercitando e exercendo nosso senso de comunidade, a alteridade e a troca!

Foto Divulgação

Linn da Quebrada, cantora que também faz parte do elenco da série “Segunda Chamada”, da Globo, também está no line-up do Marsha!

Para ajudar no financiamento do Festival Marsha! clica nesse link e confira a programação e as atrações em si nesse Instagram! #ficaemcasa

Tags:                      

Compartilhar