Jean Jullien, o ilustrador do #peaceforparis

17.11.2015

Jean Jullien é parisiense, mora em Londres e já fez ilustrações pra veículos como “The New Yorker” e “The Guardian“, marcas como BMW e Nike e inclusive criou estampas – as com a marca Olow Trademark, por exemplo! Uma camiseta dele com a Olow foi lançada exclusivamente na loja hype Colette pra marcar o começo da exposição de Jean no meio do ano, “Petit Appétit”, que contou com vernissage na Colette em si.

Mas tudo isso pra dizer que, se o ilustrador fazia sucesso entre os fashionistas e descolados, agora a coisa mudou um pouco: logo depois dos últimos ataques terroristas em Paris, Jean, que usa muito o Instagram como meio de divulgação de seu trabalho, publicou uma ilustra sua feita com tinta preta e pincel em um caderno de esboço. A ideia é simples mas contundente: uma torre Eiffel estilizada em um círculo, lembrando o símbolo da paz. Em pouquíssimo tempo, a imagem se espalhou: teve gente dando regram em seus próprios Instas (inclusive a Lilian, que já conhecia o trabalho dele) pra mostrar seus sentimentos diante da tragédia e outros reproduzindo o símbolo até em camiseta, com a sua própria tinta e pincel.

Veja também: a única brasileira chamada pro projeto artsy da Gucci

Ontem, 16/11, Jean publicou uma imagem de um rapaz apontando pro seu próprio coração com um texto muito bonito, que a gente traduz abaixo. Ao clicar na imagem do #peaceforparis acima, você acessa a galeria e consegue ver mais do trabalho dele.

“Obrigado a todos por todas as mensagens de apoio pra Paris. Tem sido dias loucos desde que postei o desenho do Peace for Paris e tenho lutado pra continuar e voltar a fazer o que mais gosto: desenhar. Já dei algumas entrevistas sobre o desenho mas só quero dizer que o fiz da maneira mais espontânea e sincera, como uma reação de coração ao que estava acontecendo. É um desenho pra Paris, pra todas as vítimas e suas famílias. É o pior jeito pra mim de ganhar reconhecimento já que normalmente tento fazer as pessoas sorrirem com meu trabalho. Essa ilustração não é sobre mim, não é sobre crédito, não quero me beneficiar com ela. É um símbolo pra todos compartilharem e mostrarem apoio e solidariedade. É um símbolo da paz pra todas as outras cidades e países pelo mundo afetadas por tal falta de bom senso e violência. As vítimas desses ataques de Paris estavam fazendo o que Paris faz de melhor: rindo, bebendo, conversando, ouvindo música. Vivendo e amando. Então isso é tudo o que poderia desenhar hoje, meu coração e amor pra todas as vítimas e pra Paris. Que possamos continuar vivendo e amando.”

Tags:                  

Compartilhar