Inovação e sustentabilidade: sua máscara descartável pode construir casas!

25.11.2020

Reprodução

O engenheiro ambiental Binish Desai com seu Tijolo 2.0, feito de máscaras e papel descartados

A pandemia do Covid-19 trouxe novos hábito como o uso de máscaras faciais, muitas vezes descartáveis. Então o que fazer com esses modelos de uso único que estão sendo descartados como se não fossem “lixo”? O indiano Binish Desai, conhecido como o “Recycle Man” da Índia, tem a resposta: tijolos!

Engenheiro ambiental com doutorado em Ciências e Tecnologias Ambientais, Desai é fundador da empresa Eco Eclectic Technologies e já tem 178 inovações e produtos ecológicos em seu portfólio. A mais recente é o Tijolo 2.0, feito apenas com máscaras de fibra à base de PPE e papel descartados e uma substância para dar liga aos dois. Para reciclar as máscaras, ele criou pontos de coleta em parceria com instituições públicas e privadas da Índia.

Ponto de coleta de máscaras e, à dir., o Tijolo 2.0

O material coletado passa por um banho de desinfetante por 72h, depois é triturado, misturado com o papel e o aditivo, formando uma massa que fica em moldes por 3 dias durante o processo de secagem. Pronto: o tijolo já pode ser usado! O cientista afirma que o Tijolo 2.0 é três vezes mais forte que o tradicional, e ele está procurando mais empresas e corporações para firmar parcerias, até mesmo em outros países. Já queremos aqui no Brasil também!

Tags:        

Compartilhar