Glossário do #VeganBeauty: entenda os termos!

13.11.2018

Beleza vegana é igual a cruelty free? Natural e orgânico são a mesma coisa? Renata Kalil, a nossa colunista que também possui o blog Perdida no Mappin, fez um guia que esclarece as dúvidas que surgem quando nos interessamos pelo consumo de beleza consciente. Clean beauty, crueldade animal, beleza orgânica, natural… Esses termos não são sinônimos, mas categorias que caminham juntas no universo dos cosméticos! Entender os termos é a chave pra gente se aproximar e se apropriar de um novo jeito de consumir. Vamos conferir?

Parece uma língua bem distante da sua? A gente vai resolver sua vida explicando os termos importantes do universo da beleza mais limpa e livre de crueldade animal!

Beleza natural
É a família dos cosméticos que têm de 5% a 50% da fórmula composta por ingredientes orgânicos. A outra metade das matérias-primas podem ser de origem animal, marinha, mineral ou vegetal. Portanto, não são necessariamente veganos!

Clean beauty
É o termo internacional mais moderno pra beleza natural. Isso porque a lista de ingredientes nocivos mais usados nos cosméticos foi atualizada! Boutiques-referência de clean beauty, como The Detox Market e Credo Beauty, relacionam esses ingredientes banidos nos seus sites e são boas fontes de consulta.

Veja também: onde comprar beleza vegana aqui e lá fora!

Cruelty free
Produtos que pertencem a marcas livres de crueldade animal. Ser cruelty free significa ter uma cadeia de produção (de ingredientes e fórmulas) completamente livre de testes em bichos. Fique atenta: marcas que vendem na China, com exceção de Hong Kong, são submetidas a lei que exige testes em animais, por isso não são consideradas livres de crueldade.

Greenwash
“Maquiado de verde”, na tradução livre. O termo em inglês greenwashing é usado pra identificar produtos e marcas que parecem naturais, orgânicos, mas na verdade não são! Conhecer todos os termos e selos de certificação (falei de vários deles em uma coluna anterior, confira!) te ajudam a não cair no greenwash.

Orgânico
É uma versão potencializada da beleza natural. Aqui, em vez de metade dos ingredientes, 95% da fórmula deve ser orgânica! Ou seja: composta por matérias-primas cultivadas sem uso de agrotóxicos.

Plant-based
Identifica receitas e fórmulas livres de produto animal. Ah, e também pode significar dieta vegana sem consumo de ingredientes processados. Diferentemente do conceito vegan, que envolve um estilo de vida, o termo plant-based é usado para definir um produto ou uma dieta específica. Você pode não ser vegano e ter uma dieta plant-based, por exemplo!

Confira também: rotina coreana de beleza… cruelty free? Sim, ela existe!

Vegano
Além de cruelty free, os cosméticos veganos são 100% limpos de matérias-primas de origem animal. Exemplos de ingredientes não-veganos superusados nos cosméticos: colágeno, retinol, cera de abelha, mel, leite, lanolina, queratina, carmim… O vegano não pode ter nada disso!

Tags:                        

Compartilhar