#GirlPower: “Mulheres Radicais” é a nova expô da Pinacoteca!

17.08.2018

Além da consagrada Frida Kahlo, qual outra mulher vem a sua cabeça quando o assunto é arte? Se você não conseguiu pensar em muitas, não se assuste. Essa é uma prova de que falar mais sobre produção artística feminina é superimportante e necessário. E pra dar visibilidade a práticas artísticas de mulheres latinas, discutir o corpo feminino como forma de expressão, crítica social e política, a Pinacoteca recebe a exposição “Mulheres Radicais” de 18/08 a 19/11!

Instalações com videoarte fazem parte da expô! Essa é uma cena de “Popsicles” (picolé), da artista chilena Gloria Camiruaga. Vem ver mais!
“Sorriso de Menina” da brasileira Amelia Toledo. Por que será que ele foi representado assim, em gesso? Tem que conferir a expô pra saber!
“Art Cookie” (Biscoito arte), de 1976. A fotografia é da artista brasileira Regina Silveira!
“La Briosa”, da fotógrafa mexicana Lourdes Grobet
Esse clique faz parte da série de fotos impressas “Poema”, de Lenora de Barros. E aí? O que você achou? Conta pra gente nos comentários!
Viu essa? Vem aí: Irving Penn no IMS-SP!

Quinze países (com foco na América Latina) são representados por quase 120 artistas, reunindo mais de 280 trabalhos em fotografia, vídeo e pintura. Algumas das artistas mais influentes do século 20 fazem parte da expô, como Lygia Pape, Ana Mendieta e Anna Maria Maiolino.

Confira: a nova expô de Fernando Campana no Rio!

Pras curadoras Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta, a expô é importante pra mostrar trabalhos de mulheres cujo “vasto conjunto de obras produzidas tem sido marginalizado e abafado por uma história da arte dominante, canônica e patriarcal”. O recorte cronológico das obras proposto por elas (entre 1960 e 1985) é tido como decisivo tanto na história da América Latina como na construção da arte contemporânea e nas transformações sobre representação simbólica e figurativa de mulheres. Bacana, né? E imperdível! Vem ver um preview aqui na galeria – clica na foto!

Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985
De 18/08 a 19/11, de quarta a segunda das 10h às 17h30
Pinacoteca: praça da Luz, 2, Luz, SP
Ingressos: R$ 6 (entrada); R$ 3 (meia-entrada pra estudantes com carteirinha); menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos!

Tags:                                          

Compartilhar