Foto, vídeo e pintura: 3 novas exposições na Pinacoteca!

09.12.2017

E essa é “Pure Necessity”
David Claerbout apresenta duas videoinstalações. Essa é “King”…
Essa é uma das fotografias de “Altamira” clicadas por Caio Reisewitz, que retratam a floresta de Belo Monte
Com classificação indicativa de 16 anos, a expô de Dora Longo retrata a violência das guerras. Clica na foto pra ver as outras duas mostras que estão em cartaz na Pina!

Estão em cartaz na Pinacoteca três novas exposições que envolvem pintura, vídeo e fotografia. A mostra “Os desastres da guerra”, título que faz referência à série de gravuras “Los Desastres de la Guerra” de Francisco Goya, é composta por 81 quadros de Dora Longo Bahia que retratam conflitos ocorridos principalmente no século 20, como a 1ª e 2ª Guerras Mundiais, a Guerra Civil Espanhola, a Guerra do Vietnã e do Afeganistão. A artista brasileira, que trabalha com a apropriação de fotografias de guerra, questiona a espetacularização da violência pela mídia e a compreensão da representação dos horrores da guerra, da dor e do conflito.

Vem conhecer o museu do Mario Testino em Lima!

Outra exposição em cartaz é “Altamira”, de Caio Reisewitz, com oito fotografias que documentam a região da floresta de Belo Monte, delimitada pelo rio Xingú, que vai desaparecer assim que a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo na região terminar. Os registros de Caio retratam uma natureza intocada, em que a presença humana parece não existir e, assim, expõe o paradoxo: em breve a floresta não vai estar mais lá. 

Silêncio: a exposição sobre o desastre ambiental de Mariana

Por fim, a Pinacoteca começa a exibir duas videoinstalações de David Claerbout, artista belga que tem um trabalho baseado na manipulação digital de imagens fotográficas, permitindo que surjam movimentos muito sutis. “King” tem como referência uma antiga fotografia do jovem Elvis Presley, e “Pure Necessity” é uma intervenção no desenho animado original “The Jungle Book“, conhecido no Brasil por “Mogli, o Menino Lobo“. Segundo o curador Mariano Klautau, entre a fotografia e o desenho, por meio de processos digitais e estéticas do cinema e do vídeo, a Pinacoteca oferece um bom exemplo de sua poética.

Até 5/03/2018, de quarta a segunda das 10h às 17h30
Pinacoteca: praça da Luz, 2, Luz, SP
(11) 3324-1000
R$ 6 (inteira) ou R$ 3 (meia), entrada gratuita no mês de dezembro

Tags:                              

Compartilhar