FILE 2014: a arte digital na Paulista!

29.08.2014

Parada obrigatória na av. Paulista! O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, ou simplesmente FILE, chega em sua 15ª edição em SP e reúne obras relacionadas à arte digital entre performances interativas, animações, jogos e videoarte. O evento acontece na Galeria de Arte do SESI-SP e pelas calçadas e estações de metrô da Paulista e conta com uma programação extensa. Blog LP separou algumas obras e eventos imperdíveis de lá, mas vale a pena ir no site oficial pra ver se tem mais coisa que te interessa! Enquanto isso… Confira nossas escolhas abaixo!

Veja também: Mario Testino em passagem pelo Brasil!

The Mamori Expedition
Instalação da artista Els Viaena. Por meio de um fone ligado à réplica de um rio, você pode “guiar” e escutar os sons da floresta Amazônica, como o barulho da água ou dos pássaros.

Murmur
Na instalação dos franceses Chevalvert, 2Roqs, Polygraphik & Splank, as ondas sonoras são transformadas em efeitos de luz, como um caleidoscópio!

YamadaTaroProject
É uma performance em que o artista Katsuki Nogami substitui seu próprio rosto, com um iPad, pelo de pessoas desconhecidas que passam pela rua.

Japan Media Arts Festival
O FILE conta com 8 obras de artistas japoneses, entre desenhos, vídeos e instalações. Tem o clipe da banda japonesa Sayonara Ponytail feito por artistas (o grupo tem 12 integrantes que não fazem aparições públicas), a instalação com fitas magnéticas Falling Records e muitos outros.

FILE Anima+ e FILE Maquinema
O Anima+  conta com mais de 200 animações de festivais de vários países como Japão, Coreia e EUA. Já o Maquinema apresenta uma seleção de filmes ligados a experiências visuais.

FILE Led Show
Em sua 2ª edição, as animações do artista holandês-brasileiro Rafaël Rozendaal são exibidas num painel de LED na fachada do prédio da FIESP e o público pode interagir com as projeções pela internet.

FILE Games
O espaço apresenta as novidades do “Game Comics”, uma categoria de jogos que mistura história em quadrinhos e videogames, e também do “Interplay”, com jogos que precisam de mais de um jogador pra rolarem!

FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Até 5/10
Diariamente, das 10h às 20h
Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso: av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, SP
(11) 3146-7405
Gratuito

Tags:                            

Compartilhar