“Blade Runner” e seu figurino neonoir

04.11.2012

2012 marca os 30 anos da estreia do filme “Blade Runner“, dirigido por Ridley Scott. Considerado um clássico cult, o filme é uma ficção científica que se passa em uma distópica Los Angeles do futuro – mais especificamente, 2019 – e também ficou famoso por causa de seu figurino e direção de arte marcantes. A história gira em torno de Dick Deckard, personagem de Harrison Ford, e sua caça a androides, os chamados “replicantes”, que possuem força e atributos sobrehumanos. Um dos segredos do sucesso do longa é que ele foi filmado em um estilo neonoir, com contrapontos de luz e sombra que trazem mais dramaticidade às cenas. O outro é Michael Kaplan, o figurinista ao lado de Charles Knode. Pra você entender o drama: Michael já fez “Flashdance“, “Clube da Luta” e “Burlesque“, pra ficar entre os mais emblemáticos…

A Saint Laurent Paris de Hedi Slimane é noir

Rachel, personagem de Sean Young, é assistente do Dr. Tyrell, criador dos replicantes, e faz a linha fina, de terninho com ombreiras, cintura marcada e salto alto. O doutor, aliás, é um dândi, com terno azul e gravata-borboleta. Já a androide Pris tem um dos figurinos mais famosos, com uma pegada urbana e decadente, usando transparências, rasgos e make pesadíssimo nos olhos – quem nunca viu a amiga moderninha fantasiada assim na festa de Halloween?

A figurinista de “Guerra dos Sexos”, Marília Carneiro, conversou com o Blog LP – vem ver!

Outra replicante é Zhora, que trabalha de dançarina em um bar com sua cobra e usa um collant cheio de brilhos – antes de Britney Spears, Lady Gaga, Katy Perry… O protagonista Harrison Ford é o típico policial, com um sobretudo caramelo à Humphrey Bogart que o acompanha do começo ao fim do filme. Até mesmo o estilo dos coadjuvantes é especial, pensados pra essa cidade cheia de ameaças, com mistura de influências punk e futurista.

O estilo do mestre do cinema Quentin Tarantino

Uma parte do figurino, inclusive, já esteve exposta no Victoria and Albert Museum em 2011 e influenciou um monte de estilistas, vide o outono-inverno 2012/13 da Balenciaga e de Elie Saab e o outono-inverno 2009 de Jean Paul Gaultier e Iódice, apenas pra citar alguns. Na galeria você confere todos esses looks (é só clicar na foto) e nos comentários você conta pra gente: qual é o seu preferido?

Tags:                                                          

Compartilhar