Por uma 6ª feira cigana!

18.09.2014

Nesta 6ª feira, 19/09, vai rolar a edição Jardim das Delícias da Venga Venga – já ouviu falar? A festa existe há dois anos e acabou de voltar pra SP de sua edição na Turquia pra trazer o clima cigano com muita montação e música. Como o Blog LP ama ciganismo, conversamos com os criadores da festa, os DJs Denny e Don, que tem um estilo megainspirado na referência, pra saber mais sobre a festa em si e, claro, da influência forte de moda que eles têm! Confira abaixo e depois clica na foto pra acessar a galeria e ver mais dos looks de cada um!

Antes da Venga Venga vocês já tinham esse estilo cigano?
Quando nos conhecemos, em 2012, não estávamos na fase mais cigana de nossas vidas. Cada um de nós tinha um forte interesse por etnias, misticismo e espírito libertário de conhecer o mundo, mas nessa fase específica estávamos bem minimalistas! Passamos muito tempo ouvindo e trocando referências musicais até decidirmos discotecar juntos – o que influenciou também no nosso estilo já que música e moda estão intrinsecamente ligados. Quando estamos unidos, nossas referências vão se intensificando e tomando forma. O movimento da festa foi crucial para definir esse estilo, mais pelo aspecto de mistura de etnias e de referências que compõem tudo isso do que por realmente um estilo de vida gypsy. Acabamos sendo um neogypsy, neotropicalista, meio psicodélico, meio xamãnico, um nômade de estilos, um patchwork identitário!

Vocês falaram dessa mistura de referências. Quais são elas?
Olhamos pra Doces Bárbaros, Secos & Molhados, tropicália, tribos indígenas da África e do Brasil, David La Chapelle, Devendra Banhart, David Bowie, Ney Matogrosso, Jimi Hendrix, The Who, Antiguidade Clássica, filmes do Almodóvar e outros como “Calígula“, “Velvet Goldmine“, “Latcho Drom“…

Confira também: cabeleiras ótimas colorindo as ruas de Londres!

E onde vocês encontram peças que tem a ver com essa pegada?
Somos clássicos garimpeiros de brechós, dos mais badalados aos mais escondidos, além das feiras de rua. Gostamos muito também de coisas de novos estilistas e profissionais maravilhosos da moda que contribuem pra formação dessa identidade, como Eduardo Laurino, Dudu Bertholini e Amapô. Muito do nosso estilo vem de nossas viagens, brechós em Barcelona, feiras de Londres, Grand Bazaar em Istambul, mas também vasculhamos grandes lojas populares na rua 25 de Março. Ou seja, todo tipo de garimpo possível. Não procuramos grandes marcas e sim grandes ideias!

Esse estilo está no dia-a-dia de vocês ou é algo exclusivo pras festas?
É realmente o nosso dia-a-dia. Anéis, pulseiras, maquiagem, lenços, botas e brilho estão sempre no que usamos. Nas festas, a diferença é que são as “roupas de gala”, então obviamente a dedicação é maior. Além disso, conhecemos grupos ciganos tradicionais, que são receptivos e respeitáveis, mas não frequentamos pois estão um pouco distantes do movimento hedonista como o nosso. São mais conservadores, da cultura original.

Venga VengaJardim Das Delícias
19/09, sexta, a partir das 23h59
Chácara Sta. Cecília: r. Ferreira de Araújo, 601, Pinheiros, SP
Entrada: R$ 20 com nome na lista e R$ 30 na porta

Tags:                          

Compartilhar