“Feminino Plural”, a exposição imperdível na avenida Paulista com Criola e Claudia Liz!

04.06.2021

Leo Faria

A expo “Feminino Plural” traz temas ligados à mulher, em plena ciclovia da avenida Paulista

Até dia 30/06 acontece na avenida Paulista, em SP, entre a rua Augusta e alameda Campinas, a 7ª Exposição da Paulista, iniciativa promovida pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) que me convidou para a assinar a curadoria desta edição! Na pauta, o fim de toda e qualquer violência e discriminação contra a mulher assim como sua valorização no mercado de trabalho e na sociedade, independente de gênero, raça, idade ou classe social.

Surgiu assim a expo “Feminino Plural“, que traz o olhar e a reflexão das artistas Criola e Claudia Liz. Mineira, Tainá Lima, mais conhecida como Criola, é uma potente voz do feminismo negro nas artes visuais. Formada em Design de Moda pela UFMG, ela fala da ancestralidade africana em tons vibrantes seja na arte de rua ou na pintura digital.

Divulgação

A artista Criola (esq.) e uma de suas 15 obras que estão na exposição

Claudia Liz, que é autora das ilustrações do nosso Horóscopo Fashion, tem uma linda e longa história com a moda: descoberta como modelo nos anos 80, chegou a desfilar pra grandes marcas como Chanel e Comme des Garçons. Apesar do sucesso nas passarelas, foi na arte que encontrou sua verdadeira vocação. Em suas 15 obras inéditas para a exposição, Claudia vai de temas como o feminicídio à ditadura da beleza, passando por homenagem a mulheres que admira, como a artista Tomie Ohtake (1913-2015), a líder indígena Sonia Guajajara e a filósofa e feminista negra Djamila Ribeiro, entre outras.

Considerada uma das maiores exposições a céu aberto do mundo, a #expodaPaulista pode ser vista por quem passar pela avenida que é símbolo de São Paulo – e, em breve, haverá um tour virtual pelo Instagram do evento! Espero você!

Divulgação

A artista Claudia Liz faz uma homenagem a várias mulheres, como Taís Araújo (dir.) e a jogadora Marta

Tags:          

Compartilhar