5 motivos pra você ir à exposição do David Bowie

31.01.2014

Blog LP poderia enumerar várias razões pra você enfrentar a provável fila enorme que vai se formar no MIS e ver a exposição de David Bowie que já esteve em cartaz no Victoria & Albert de Londres e em Toronto. Mas vamos ficar em 5 pra facilitar – só não deixe de conferir!

. Pra começar, a expô é bastante focada nos figurinos. Mesmo! A imagem, pra Bowie, é muito importante no conjunto da obra. E se você acha que Madonna é quem começou com essa história de fases, mudanças de cabelo e de estilo e lançamento de tendências de moda, errou feio: não é à toa que o músico é chamado de camaleão do rock. E só pra constar: tem criações de Thierry Mugler, Hedi Slimane (Dior Homme), Alexander McQueen
. Ainda no mesmo assunto: o japonês Kansai Yamamoto é um dos mais importantes figurinistas que trabalharam com Bowie. O macacão assimétrico, o vinil Tokyo Pop, o conjunto listrado, a capa com ideogramas japoneses… Todos esses looks icônicos estão lá ao vivo, assim como um vídeo com Yamamoto falando sobre a experiência de trabalhar com o artista.
. Em 1979, depois de uma fase mais minimalista, Bowie se apresentou no “Saturday Night Live” e fez história. Um dos seus figurinos era uma espécie de barril rígido em forma de smoking estilizado que restringia bastante seus movimentos – tudo ficava lá dentro menos a cabeça, braços e mãos. O look foi inspirado no figurino de Sonia Delaunay em “O Coração à Gás“, peça de 1923 do dadaísta Tristan Tzara, e também em outro dadaísta, Hugo Ball, com produção que ele usou em 1916. Tanto o vídeo quanto a “roupa” estão expostos. Outro look do mesmo programa, que contava com um poodle de mentira com uma TV na boca como acessório, também faz parte da expô.
. “Boys Keep Swinging” ganhou um vídeo em 1979 que a gravadora não gostou e não veiculou. Motivo: Bowie aparece travestido na forma de 3 backing vocals bem caricatas. O clima é meio de cabaré alemão, mas ao mesmo tempo oitentista, prenunciando a década seguinte. E, claro, ele é apresentado na íntegra em um dos monitores.
. Sabe aquele espaço redondo do MIS com o pé direito alto? Um vídeo em 360º projeta imagens de performance de Bowie ao vivo. Dá vontade de ficar por lá curtindo!

E também tem fotos de Herb Ritts, letras de músicas manuscritas, trechos das participações de Bowie no cinema (o cajado e a bola de cristal de “Labirinto“!)… Outra dica: a Green Sunset, festa no gramado do MIS e MuBE que rola sábado mensalmente, vai ter uma edição especial pra David Bowie no dia 8/02. Ela começa cedo (16h) e dá pra comprar ingresso antecipado no próprio MIS. Eles convidam o público a ir devidamente montado – imagina a quantidade de raios à “Aladdin Sane“? Deve bombar!

“David Bowie”
De 31/01 a 20/04, terça a sexta das 12h às 20h, sábado das 11h às 21h, domingos e feriados das 11h às 20h
MIS: av. Europa, 158, Jardim Europa, SP
(11) 2117-4777
Entrada: R$ 10 ou R$ 5, gratuito às terças

Tags:                                        

Compartilhar