Francesco Vezzoli traz seu camp pop pro Brasil

13.11.2016

Algumas das obras mais estimulantes esteticamente da Bienal desse ano são vídeos. Não tem jeito: estamos na era da imagem em movimento. E um dos nomes mais interessantes da videoarte atual está no Brasil apresentando uma retrospectiva dos seus 20 anos de carreira como parte do projeto Preciosidades Vivara da marca de joias brasileira. Francesco Vezzoli é o italiano que já convenceu Natalie Portman e Michelle Williams a rolarem no chão brigando por um frasco em um comercial fake de perfume (batizado de Greed, ganância em português); Sônia Braga a interpretar a cantora de fado Amália Rodrigues num curta com narrativa inspirada em novela (Francesco, aliás, é fã de “Dancin’ Days“!) e narração em si de Lauren Bacall; Catherine Deneuve e Marianne Faithfull a participar de um programa do tipo “Namoro na TV” com a plateia ajudando-as a arrumar um pretendente… A lista não para! Tudo isso está na “Francesco Vezzoli Cinerama“, em cartaz na Oca.

Veja também: Um post pra apreciar Sônia Braga

Francesco se diz honrado em estar ocupando um prédio criado por Oscar Niemeyer – ele já o conhecia porque participou de uma edição anterior da Bienal. Faz a relação do formato com o cérebro: “É como se a gente estivesse entrando pela orelha, e lá dentro você pode passear no interior da minha cabeça”. A montagem é simples: são telões grandes que ficam um pouco separados um do outro, e você vai passeando por entre eles da maneira que quiser.

15 motivos pra você ir à Bienal de Arte de SP!

Fazem falta fones pra ouvir cada vídeo – alguns ficam mais difíceis de entender – mas visualmente a obra é fascinante. Aliás, trabalhar com celebridades é um dos motes do artista também por esse lado da fascinação. Logo na entrada, a gente é recebido por Eva Mendes dançando com o mesmo look que Anita Ekberg usa na cena-mito do filmeA Doce Vida” de Federico Fellini – o vídeo “Jeu de Paume, Eu te Amo!” é um anúncio de uma exposição que… nunca foi montada! É nesse jogo entre artifício, imitação, fetichização da arte, culto da celebridade e propagandas fantasmas de coisas que não existem que vai o trabalho de Francesco. E dá-lhe Courtney Love num trailer de um filme que não existe, Bianca Jagger em uma versão atualizada do cult “A Voz Humana” de Cocteau, Marisa Berenson no papel de Edith Piaf, Sharon Stone candidata a presidente dos EUA e até… Lady Gaga no papel de Lady Gaga. Programa imperdível!

“Francesco Vezzoli Cinerama”
Até 11/12, terça a domingo, das 10h às 19h
Oca: av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, Ibirapuera, SP
(11) 5082-1777
R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

Tags:                                                            

Compartilhar