Categorias: E Mais... Prazeres

O vestido é azul e preto

27.02.2015

Caitlin McNeill, que faz parte de uma banda de folk, tocou em um casamento na semana passada. Antes da cerimônia, a mãe da noiva compartilhou uma foto do vestido que queria usar. Só que a noiva viu uma cor e o noivo viu outra – na mesma foto. E assim começou a saga do vestido mais comentado da semana, em plena Semana de Moda de Milão: ele é azul e preto ou branco e dourado? Caitlin publicou a foto em seu Tumblr e viralizou: Julianne Moore disse que acha que branco, Taylor Swift viu azul…

A verdade? O vestido é azul e preto, da marca Roman Originals. Mas o que instiga é que as pessoas estão enxergando coisas diferentes numa mesma foto. Segundo o site da “Wired”, o nosso cérebro começou a treinar pra enxergar a cor de acordo com a incidência de luz – é tipo um “balanço de branco instintivo”. Ou seja, em determinada luz, a cor pode ficar mais avermelhada ou azulada, e o nosso cérebro já faz esse “balanço” automaticamente. Aí rola um “defeito” nesse balanço pra algumas pessoas por causa do balanço de branco da própria foto, que é bem amadora.

Ao mesmo tempo, no Photoshop, a análise da cor nessa foto sempre dá tons de azul. E tem outra teoria rodando a web: que a gente “percebe” a cor de maneira diferente dependendo do nosso humor. De qualquer forma, a conclusão é que ninguém está errado a respeito desse percepção, só percebemos a foto mal tirada (que nem pretendia ser bem tirada mesmo) de maneiras diferentes. E, cá entre nós… que vestido feio, né?

Tags:        

Compartilhar