Eataly: ele nem abriu e já sabemos que vai ser a nova mania!

13.05.2015

Como é que a gente sabe que o Eataly vai ser um dos lugares mais disputados de SP antes mesmo de sua inauguração no dia 19/05, às 11h30? 1º tem o fato empírico: experimente ir ao Eataly de NY e apure os ouvidos. Você praticamente só vai ouvir português com sotaque brasileiro! 2º: o Eataly é mesmo uma delícia com esse conceito de comer, comprar esses produtos que comeu de diversos produtores de qualidade pra prepará-los em casa e também aprender essa preparação – não espere achar um pacote de congelado ou salgadinhos industrializados por aqui. Mas quer saber onde comer cannoli em SP? Ou uma pizza típica napolitana? Achou! Quem gosta de se alimentar bem vai encontrar bastante coisa importada da Itália – doces, queijos, conservas, azeites, temperos, nossa, que água na boca! – e, surpresa, elas estão lado a lado com descobertas do Brasil garimpadas pela equipe de Eataly.

O Eataly está em pleno processo de expansão pelo mundo: hoje existem 29 lojas no mundo, sendo que 15 na Itália (a 1ª foi em Turim, em 2007), 9 no Japão, duas nos EUA (incluindo a de NY, famosa entre os brasileiros), uma em Dubai, uma em Istambul e a de SP, prestes a abrir. Mas nos próximos 3 anos, estão engatilhadas mais duas na Itália (Verona e Trieste), uma em Munique, uma em Londres, uma em Paris, uma em Moscou, uma em Seul, uma em Toronto e mais 4 (!) nos EUA: Los Angeles, Filadélfia, Boston e mais uma em NY! Por aqui, o negócio é giga: são 3 andares (4.500 m²) com 18 pontos de alimentação (do La Carne e Il Pesce, passando pelo Il Gelato di Venchi com sorvetes e La Piazza com queijos, frios em geral, frituras e vinhos), um bar-restaurante com espaço a céu aberto (chamado Brace Bar & Griglia) e 7.000 produtos pra comprar!

Assista: Sabrina Sato dá 5 dicas de lugares de Tóquio pro turista fashionista

O chef Mario Batali, que é sócio dos Eatalies dos EUA e de SP, conta que os melhores ingredientes locais do Brasil são peixe, carne, leite, vegetais e “o mais incrível são as frutas. Nunca vimos frutas como essas! Nem sabemos quais são algumas delas! E têm um sabor inacreditável. Na minha opinião, elas têm um sabor italiano (risos)”. O time de Mario está no país faz 6 meses pesquisando todos esses alimentos, já que a valorização do que existe de melhor em cada local é parte da filosofia da empresa. Por causa disso mesmo, ele se derrete em elogios pro D.O.M. de Alex Atala: “Tive uma refeição que mudou minha vida. A percepção e a total compreensão dele sobre a especificidade geográfica dos ingredientes e das tradições é tudo que queremos. Queremos entender tudo isso”.

E tem mais alguma coisa que ele comeu em SP e gostou? “Vou te mostrar uma foto”, Batali diz, tirando o celular do bolso e apresentando… o legítimo pastel de feira! “Chegamos no domingo de manhã em SP e tinha uma barraca na feira da Lorena! Era tão f*dido de bom, a gente ficou tão feliz! E eles também tinham esse grupo de molhos picantes, tão perfeito! Eu podia falar à distância: o cheiro do óleo estava limpo, eles estavam fritando levemente, era aerado, etéreo… Era o vestido de Marilyn Monroe voando em cima do canal de ventilação do metrô, inacreditável!” Será que a gente pode esperar por uns pastéis nas unidades do Eataly ao redor do mundo?

Tags:                                          

Compartilhar