E se a exploração da nudez feminina acontecesse ao contrário?

14.10.2017

A marca de alfaiataria pra elas Suistudio decidiu provocar – e a princípio parece que é pra questionar a objetificação da nudez feminina e papéis de poder entre os gêneros. Na sua campanha atual, quem fica nu é o homem! E ele não só aparece pelado – seu rosto fica meio escondido, numa postura mais submissa. Já a mulher é retratada como dona da situação. Dá pra imaginar que ela é uma empresária poderosa! Que tal?

Mas muita calma antes de começar a louvar a Suistudio: ela é a marca-irmã da holandesa Suitsupply do empresário Fokke de Jong. E acontece que a Suitsupply, de alfaiataria masculina, faz… exatamente a mesma coisa que a Suistudio parece combater, explorando a imagem da mulher com nudez e sexo. É tipo imagens fortes, mesmo, que já despertaram muita controvérsia (mostramos algumas no fim da galeria, que você acessa acima por sua conta e risco). Ou seja: pra gente, a impressão que fica é que o objetivo era de provocação pura e simples.

Stefano Gabbana é outro que adora uma polêmica – vem saber de uma delas

A vice-presidente da Suitstudio nos EUA, Kristina Barricelli, afirma em comunicado pra imprensa que “rotular [isso] como inversão de gênero coloca muita ênfase em imposições equivocadas que vem sido empurradas em ambos os sexos por tempo demais. [A personagem da campanha] é poderosa, autoconfiante e orgulhosa de si. Ela também tem um homem nu em seu apartamento”. De qualquer forma, tudo isso serve pra gente refletir sobre como vemos as propagandas, e de que moda poderíamos acionar um olhar mais crítico, né?

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