Documentários de fotografia – clica, clica!

02.05.2015

E pra fechar: “Muito Prazer, Walter Firmo” apresenta o premiado fotógrafo brasileiro. E aí, gostou da seleção?
“Nan Goldin – I Remember Your Face” (Nan Goldin – Eu Lembro Do Seu Rosto) traz à tona o trabalho hi-lo da fotógrafa cult Nan Goldin, que capturou o cenário underground de NY nos anos 80 e 90
Gosta de arquitetura? “Visual Acoustics” (Visuais Acústicos) aborda o trabalho de Julius Shulman, famoso fotógrafo de prédios e casas
“Richard Avedon – Darkness and Light” (Richard Avedon – Escuridão e Luz) mostra a vida e o trabalho do fotógrafo Richard Avedon, famoso por suas fotos P&B e por fazer campanhas pra marcas como Versace e Armani
“Annie Leibovitz: Life Through a Lens” (Annie Leibovitz: A Vida Através das Lentes) mostra o trabalho da fotógrafa que produziu algumas imagens mais icônicas dos últimos anos! Annie é mais conhecida por fotografar celebridades, produzindo capas pra “Vogue” e “Rolling Stones”
“What Remains” (O Que Resta) aborda o trabalho e a vida da fotógrafa polêmica Sally Mann, que tirava fotos de seus filhos pelados ainda pequenos. Vale a pena conferir a história!
“War Photographer” (Fotógrafo de Guerra) é o documentário sobre um dos mais conhecidos repórteres de guerra da atualidade, James Nachtwey! Também recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Documentário
“Guest of Cindy Sherman” (O Convidado de Cindy Sherman) aborda a obra e a vida pessoal da fotógrafa Cindy Sherman e seu relacionamento com Paul H-O. Outro documentário bacana dela é o “Nobody’s Here But Me” (Ninguém Está Aqui Exceto Eu)
“Bill Cunningham New York” mostra o perfil de um dos fotógrafos de streetstyle mais famosos do mundo. Ele também é responsável pela coluna “On The Street” do jornal “The New York Times”
“Helmut Newton: Frames from the Edge” (Helmut Newton: Imagens da Borda) retrata de maneira incrível o trabalho de tirar o fôlego de Helmut Newton, e ainda conta com participação de personalidades como Karl Lagerfeld e Catherine Deneuve!
“Finding Vivian Maier” (A Fotografia Oculta de Vivian Maier) aborda a vida da babá Vivian Maier, que tinha a fotografia como hobby. Ele foi indicado ao Oscar de melhor documentário nesse ano. Pra acompanhar, vale a pena ver a exposição “O Mundo Revelado de Vivan Maier” no MIS em SP!
“O Sal da Terra” é o documentário brasileiro falando sobre a vida e obra de Sebastião Salgado, e foi dirigido por seu filho e pelo cineasta Win Wenders. A obra foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário nesse ano – imperdível!
Reconhece a foto? “A Menina Afegã” ficou famosa por ter sido fotografada por Steve McCurry em 1984. Mas você sabe o nome dela? No documentário “Os Fotógrafos” do Nat Geo, eles revelam os bastidores desta e de outras famosas fotografias – vem ver os outros filmes!

A previsão é de frio pra esse fim de semana que contou com feriado na sexta! Que tal aproveitar pra assistir alguns documentários sobre fotografia e aumentar seu repertório visual? Fizemos uma seleção de longas bem bacanas: tem brasileiro, alguns que concorreram ao Oscar e outros mais cults! E os mistérios de algumas fotos famosas são revelados, como o da “A Menina Afegã” de Steve McCurry… Clica na foto pra abrir a galeria e conferir nossas escolhas!

Tags:                                            

Compartilhar