Umas voltas pra além da ArtRio

09.09.2015

A obra da brasileira Gabriela Maciel, direto da Espace_L, da Suíça
“Cantareira”, de Kilian Glasner, na Galeria Lume
“Como Deve Ser”, de Eloá Carvalho, na MUV Gallery
Ocupação artsy nos jardins do Museu da República!
A curadoria é de Vik Muniz e também conta com Beatriz Milhazes
Adriana Varejão é uma das artistas cujas obras vão ser leiloadas em prol da Sociedade Viva Cazuza…
Este trabalho é de Atsuko Tanaka, da Whitestone, de Tóquio
Obra de Daniel Buren na galeria Nara Roesler – vem ver mais!

A ArtRio chega em sua 5ª edição como uma das maiores feiras de arte do Brasil. E de 10 a 13/09 (quando está aberta pro público em geral) ela agita várias turmas cariocas, dos artistas em si ao povo da moda e interessados, entre a feira e eventos paralelos espalhados pela cidade.

Oskar Metsavaht, por exemplo, já fez um esquenta antes de ir pra NY mostrar a primavera-verão 2016 da Osklen. Ele é um dos convidados da “Ocupação Mauá“, um dos eventos paralelos que ocupa um prédio vazio há 10 anos em frente ao Píer Mauá, com a videoinstalaçãoInterfaces II“. Seus companheiros de galpão são Vik Muniz, Ernesto Neto, Janaina Tschape, Miguel Rio Branco, Cabelo, Tunga e Carlos Vergara, só pra citar alguns. Outro espaço ocupado pela invasão artsy é o Museu da República, no Catete, com a expô “Intervenções” espalhada pelo jardim do palácio, do lago à gruta.

Veja também: feira urbana paralela à ArtRio em cartaz

Dia 10/09 tem leilão pra arrecadar fundos pra Sociedade Viva Cazuza, com jantar no MAM com mesas à venda por R$ 15.000. Entre as obras a serem leiloadas, Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e Carlito Carvalhosa, tudo selecionado por Vik Muniz. E vai ter programação musical boa, viu? Caetano Veloso, Mart’nália, Marisa Monte, Alcione e Teresa Cristina estão confirmados pro palco! Falando em Cazuza… Na carona do Rock in Rio que acontece logo depois (a partir de 18/09) tem a mostra “Rock in Rio, 30 anos em cartaz“, com cartazes criados por designers do Brasil, Portugal, Espanha e EUA expostos no Armazém 4 do Pier.

Ali pertinho do Cais do Porto tem programação durante todo o período da feira na Fábrica Bhering, que virou um dos espaços mais legais de arte do Rio. Espere por grafite, música, oficinas de artesanato e comidinhas, num ambiente descolado ótimo pra passar a tarde.

Assista: um curta da cineasta Agnès Varda especial pra grife Miu Miu!

O legal é exatamente poder cruzar a cidade vendo arte, mas a gente recomenda fortemente que você vá ao evento de fato, pra ver o que as galerias do mundo todo têm pra mostrar. A feira é dividida entre os programas Panorama, com galerias renomadas; Vista, com galerias novas dedicadas a projetos mais experimentais como a Galeria Lume de SP, a Espace_L, de Genebra e a MUV do Rio; e uma novidade, o Prisma, projeto curatorial capitaneado pela inglesa radicada na Holanda Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza (curador-assistente da Bienal do Mercosul).

A gente te mostra um aperitivo do que estará em cartaz aqui na galeria – clica na foto pra abrir!

“Ocupação Mauá”: av. Rodrigues Alves, 139
De 10 a 12/09, de 13h às 21h, e 13/09, de 13h às 19h
Entrada Gratuita

“Intervenções”: r. do Catete, 153
Até 13/09, de 8h às 18h
Entrada Gratuita

Leião Sociedade Viva Cazuza no MAM: av. Infante Dom Henrique, 85
10/09, com reserva de mesas aqui: vivacazuza25@gmail.com

Fábrica Bhering: r. Orestes, 28
Entrada Gratuita

ArtRio no Píer Mauá: av. Rodrigues Alves, 10
Entrada pelo Armazém 1, ingressos a R$ 30
Até 13/09, de 13h às 21h e domingo de 13h às 19h

Tags:                                                                      

Compartilhar