Categorias: E Mais... Prazeres

Design Weekend: 10 pontos de partida pra explorar

12.08.2015

O gaveteiro aí da foto foi projetado pra guardar taças e outros acessórios pra vinho e a mesa modular à direita é outra peça projetada pelos alunos da Belas Artes e produzida pela Ornare
Instalação de Camila Klein na expô “Zeitgeist” na Cartel 011
Alguns dos destaques da Feira Rosenbaum: cerâmicas tatuadas de Evelyn Tannus, as porcelanas bordadas e com motivos de rendas da AR e plantas e móveis da Selvva
A mesa de pingue-pongue feita de quartzo aí da foto estará disponível no pátio da Baccarat pros jogadores mais animados!
Instalação dos irmãos Campana no MADE, no Jockey – vem ver mais!

Design é o tema desta semana em SP por conta do Design Weekend, um festival que cresce e agrega eventos paralelos desde que começou e se espalha pela cidade, da avenida Paulista ao Jockey, passando por Jardins, Vila Madalena e Lapa. De 12 a 16/08 marcas de mobiliário e decoração mostram as novidades e seus projetos especiais, num roteiro que pode ser feito de bike, por conta dos bicicletários projetados por designers renomados e localizados em pontos-chave do circuito. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que a gente separou 10 atrações imperdíveis aqui, pra você ter um ponto de partida! Pra saber mais é só clicar na foto e abrir a galeria, OK?

– Se você fizer o circuito da al. Gabriel Monteiro da Silva e quiser dar uma parada pra algo diferente, saiba que rola um pingue-pongue numa mesa de quartzo Caesarstone projetada pelo estúdio inglês Raw-Edges no pátio da Baccarat! E também tem DJ e food truck na Carbono, ali perto.

TOG Talks: dia 13/08 a flagship da marca capitaneada por Philippe Starck tem tarde de workshops e palestras e termina com coquetel do Marakuthai, lá mesmo. Entre os destaques, uma aula sobre processo criativo com Arthur Casas e Marko Brajovic contando do projeto do pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 assinado por eles, uma apresentação do trabalho artesanal incrível de Inês Schertel, um papo que vai de arquitetura a cirurgia plástica com Alan Landecker e Guto Requena e mais dicas de customização de Chiara Gadaleta.

– A Paralela Gift rola de 12 a 15/08 na Fundação Bienal, com expositores de cerâmica, móveis, papelaria, cosméticos, design têxtil e mais. Muita coisa pra explorar numa tarde que pode terminar com uma volta pelo parque Ibirapuera!

– O MADE chega a sua 3ª edição com instalações interativas pra mostrar o trabalho de nomes de peso. Uma delas é assinada por Marcelo Rosenbaum, homenageado desta edição, mas também tem irmãos Campana e até um Leo Di Caprio entre as atrações no Jockey Club (é um homônimo, não é o ator!). E no mesmo lugar tem expô sobre Tomie Ohtake com curadoria do filho dela, Ricardo Ohtake, durante o supertradicional Salão de Arte.

Projeto Azu, Catraca Livre e Eliane Revestimentos vão movimentar a escadaria da rua Patápio Silva, na Vila Madalena. Foram 350 m2 de azulejos brancos decorados por Élcio Torres, o artista plástico que coordena o Azu, pra revitalizar a escada. A inauguração acontece sua 15/08 às 10h com show de jazz ao ar livre e oficina de azulejaria. Por ali, mas à noite, também tem “Timeline Fahrer”, uma retrospectiva de 20 anos da marca dos irmãos Sergio e Jack Fahrer, que além de designers são músicos e armam show de blues e rock dias 13 e 15/08.

Veja mais: Guto Requena e o hotel que pisca em SP!

Feira Rosenbaum: a 11ª edição da feira rola de 13 a 15/08 em Pinheiros com o trabalho de 22 artistas. Tem móveis da Farpa e Meio Milímetro, objetos e plantas da Selvva, as luminárias do fotógrafo Alisson Louback, porcelanas bordadas fofas da AR e cerâmicas ótimas da Evelyn Tannus, bordados de Aurélia Cerulei, os banhos de ervas da Banhô e muito mais marcas bacanas!

– “Design do Futuro: Casa Brasileira” é o projeto da Ornare com a Universidade Belas Artes que envolve a realização de 14 protótipos assinados pelos alunos de design com material da empresa de móveis planejados. Os trabalhos ficam expostos durante a DW e incluem mesa modular e um móvel específico pra armazenar taças e acessórios pra vinhos.

– Estúdio aberto: Humberto da Mata + Rain mostram suas respectivas novidades e a Instalação Cascata, que simula uma cascata de água com contas, em parceria com a ONG Aldeia do Futuro e Cooperaldeia, de artesãs de Americanópolis. As portas ficam abertas durante todo o festival, na r. do Bosque, 206, na Barra Funda. E falando em água… “Zeitgeist” é a expô na Cartel 011 que trata da falta de água com objetos de design. A curadoria de Ricardo Gaioso inclui Filipe Ramos, Floresta Urbana, Rahyja Afrange, Alê Jordão, Inês Schertel, Camila Klein (a designer de interiores, não a de acessórios!) e mais.

– O IED tem programação extensa de palestras e atividades, incluindo mesas-redondas sobre royalties e direitos autorais, bem bacanas pra quem tá começando e fica meio perdido na hora de cobrar seus direitos!

– Tem homenagem à personagem histórica Maria Bonita feita pela Dell Anno com os estilistas Jadson Raniere, Rober Dognani e Tarcísio Brandão, da Casa de Criadores. Os looks da coleção batizada “Casas de Maria” são desfilados na abertura do DW! e seguem expostos na loja da marca de mobiliário.

Pra saber mais é só entrar no site do festival e ver a programação completa, locais e horários!

São Paulo Design Weekend
De 12 a 16/08
Distritos Design: Paulista, Jardins, Vila Madalena e Lapa

Tags:                                                                                                          

Compartilhar