Conheça a artista sul-africana que faz arte com a própria pele

05.02.2019

Zanele Muholi é uma artista sul-africana, ativista visual e fotógrafa, e seu trabalho tem um poderoso significado. Nascida em Umlazi, na África do Sul, Zanele é a caçula de 5 filhos. Sua mãe viveu a vida inteira trabalhando como empregada doméstica e teve que deixar suas crianças pra trabalhar pra uma família branca durante época do Apartheid

Vem ver: As jóias da Khiry que valorizam a cultura afro!

Um ano depois de formar-se em Fotografia Avançada, Muholi realizou sua 1ª exposição individual na Galeria de Arte de Joanesburgo, em 2004. Em 2009, ela já era uma artista premiada por sua tese que mapeou a história visual das lésbicas negras na África do Sul pós-apartheid. Assim, ela aumenta a visibilidade de pessoas negras lésbicas, gaystranssexuais.

Leia: 2018 traz a maior quantidade de negras nas capas de setembro

Sua arte passou por várias etapas, até que Zanele iniciou o projeto Somnyama Ngonyama (“Salve a Leoa Negra”), no qual trabalha desde 2012. O projeto de auto-retratos da artista traz vários elementos que quebram o estereótipo criado historicamente pras pessoas negras. Muholi utiliza sua própria pele e o alto contraste das fotos pra realçar a tonalidade negra. Outros elementos e simbolismos, como o uso de acessórios triviais do dia-a-dia tipo bexigas, pregadores, pneus e alfinetes, também chamam a atenção. Confira algumas de suas fotos clicando ali em cima!

Tags:                                        

Compartilhar