Barbie inclusiva: agora com cadeira de rodas e perna protética

18.02.2019

A Barbie tem 60 anos e junto com a idade, aparentemente, veio a maturidade: a marca quer ser mais inclusiva! Foram anos vendendo e fazendo sucesso com a Barbie tradicional. Em 1969 eles introduziram a primeira boneca negra da linha e apenas em 2016 a marca começou a diversificar tipos de corpo, cabelos e mais tons de pele (a gente te contou aqui)! Apesar da boneca Curvy não ser tão cheinha assim e muitas mulheres negras estarem infelizes com a textura dos cabelos representados, Barbie hoje conta com uma grande diversidade na linha Fashionista: são 40 novas bonecas, 7 tipos de corpo, 11 tons de pele e 28 tipos de cabelo! Agora, pra completar o time, vão incluir uma Barbie com cadeira de rodas e outra com perna protética!

Relembre: a diversidade tomou conta das capas de setembro!

A novidade foi divulgada no Insta da Barbie e, pra fazer tudo direito, a Mattel trabalhou com pessoas que de fato têm esse tipo de deficiência! Pra criar a boneca com prótese eles chamaram a Jordan Reeves, de 12 anos, que possui um braço protético e ajudou a equipe de design nos detalhes. Foi ela quem sugeriu que a perna protética da boneca fosse removível, pra ficar mais real! Já pra desenvolver a cadeira de rodas, a fabricante Mattel se juntou ao time da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles).

Modelo com síndrome de Down é estrela de campanha de beleza!

Além das duas bonecas com deficiência – a de cadeira de rodas foi a mais pedida pelos consumidores – o lançamento traz também uma gama maior de tons de pelecabelos e formatos de corpos! Todos esses lançamentos, que rolam no final do ano, são um reflexo do que o consumidor vem pedindo pra marca. Enquanto a gente espera por mais novidades, você pode conferir algumas bonecas da Barbie Fashionista, é só clicar na foto!

A linha Barbie Fashionista ganha mais integrantes que celebram a diversidade, incluindo cadeira de rodas e uma boneca com perna protética! Na galeria você confere algumas que já fazem parte da linha, é só clicar na foto!
Em 2016 a Mattel decidiu diversificar seu produto, trazendo a Barbie Curvy, Petite e a Tall, além de diferentes tons de pele, cor de olho e tipos de cabelo – a gente te contou tudo nesse post!
Apesar da boneca Curvy já ser bem diferente da original, ela ainda é bem magrinha, né?
Mas de qualquer forma, é um caminho com mais diversidade. E essa Barbie negra é tudo!
Muitos estudos mostram que é importante que a criança consiga se sentir representada no brinquedo
E aí, o que você acha de tudo isso? Conta pra gente!

Tags:              

Compartilhar