Categorias: E Mais... Prazeres

Arraial da Lilian: receita de canjica da Rita Lobo

10.06.2016

A gente declara aberto o Arraial da Lilian! É uma série de receitas típicas de festa junina de gente bacana que sabe o que faz pra te deixar com água na boca, e vai sair uma por dia, rapidinho, pra dar tempo de você fazer tudo! A estreia é com a canjica com raspas de laranja, mel e amendoim da Rita Lobo, colega da Lilian no “GNT” com o programa “Cozinha Prática“! Pra saber o passo a passo da gostosura, é só conferir aqui embaixo – e pra ver mais receitas da Rita é só correr no site dela, o “Panelinha“!

Canjica
Ingredientes
1 xícara de chá de canjica
1 litro de água
1 garrafa de leite de coco (200 ml)
1/2 xícara de chá de açúcar
3 cravos-da-índia
2 paus de canela
Raspas de 1 laranja-baía
Mel (a gosto) pra servir
Amendoim torrado sem pele e sem sal (a gosto)

Modo de preparo
1. Em uma tigela grande, coloque a canjica e cubra com a água.
2. Cubra com filme (ou um prato), leve pra geladeira e deixe de molho por 12h.
4. Passado o tempo, transfira a canjica com a água pra panela de pressão, junte o leite de coco, o açúcar, o cravo, a canela e misture. Tampe a panela e leve ao fogo médio para cozinhar. Quando começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.
5. Enquanto a canjica cozinha, pique grosseiramente o amendoim e faça raspas da laranja – cuidado pra não extrair a parte branca da casca, que pode amargar a receita.
6. Após os 25 minutos de cozimento, desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso diminui o tempo de vida útil da panela). Leve a panela sem a tampa de volta ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até engrossar o caldo.
7. Desligue o fogo, transfira a canjica pra uma tigela e sirva a seguir com as raspas de laranja, mel e o amendoim picado.

Tags:                    

Compartilhar