Amalia Ulman: sensação da arte contemporânea

Instagram
Clica aqui pra ver mais fotos que Amalia Ulman postou no Instagram durante o seu projeto! Próxima Ver mais fotos
Clica aqui pra ver mais fotos que Amalia Ulman postou no Instagram durante o seu projeto!

Argentina, mas criada em Astúrias na Espanha, Amalia Ulman se formou em 2011 na Central Saint Martins em Londres. Ela se tornou uma sensação da arte contemporânea a partir de um projeto que ela fez através do Instagram chamado “Excellences & Perfections” (“Excelências e Perfeições”), iniciado em 2014.

O projeto conta com três “episódios”, e em cada um ela se transforma em um estereótipo de mulher nas fotos postadas no aplicativo. Ulman se passou primeiramente por uma it girl que, segundo ela, começou a ser odiada depois de cliques seminua, de lingerie em hotéis e posando em brunches. No 2º, se inspirou em celebridades como Kim Kardashian e, em pouco tempo, acabou agindo como louca. Sua personagem começou a tomar drogas e foi parar na reabilitação! Por fim, a 3ª personagem (ou as 3 são a mesma?) é da turma fitness, uma menina supernatureba.

Relembre a entrevista que fizemos com a rapper feminista Anita Tijoux

Depois de conquistar tantos seguidores e muito sucesso, Amalia Ulman ganhou duas exposições em Londres: uma chamada “Electronic Superhighway” na Whitechapel Gallery, em cartaz até 15/05, que vai traçar o impacto da tecnologia desde os anos 60 até os dias de hoje. E outra no Tate Modern, que vai até 12 de junho, chamada “Tate Modern’s Performing for the Camera” – examinando a relação entre a performance artística e a fotografia.

Ouça: lista de músicas empoderadas escolhidas por Valesca Popozuda!

Depois de um ano e meio e 175 fotografias postadas, Amalia confessa que queria provar que a feminilidade é construção, e não algo biológico ou intrínseco da mulher. E ainda disse que as mulheres entendem sua performance antes dos homens. Confira na galeria algumas de suas fotos!

Tags:                          

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas