Alerta spoiler: os mil easter eggs do “Jogador Nº 1”

Divulgação
"Jogador Nº 1" tem uma quantidade de easter eggs imensa! Aqui você vai ver vários, vem! Próxima Ver mais fotos
"Jogador Nº 1" tem uma quantidade de easter eggs imensa! Aqui você vai ver vários, vem!

A gente avisa logo: pare de ler já se você ainda não assistiu ao “Jogador Nº 1“, o novo filme de Steven Spielberg que vem sendo considerado uma volta do diretor ao blockbuster de verão pra família. Tem um monte de spoiler nesse post! Com uma boa resposta das bilheterias e da crítica, ele não pretende ser profundo nem oscarizável, mas pode virar um queridinho da geração millennial. O motivo? As milhões de citações à cultura pop que ele guarda, com um delicioso gosto de nostalgia: é como uma resposta de Spielberg à série “Stranger Things“, que em grande parte se inspirou na obra dele.

Veja também: 6 coisas para saber – sem spoilers! – sobre “Uma Dobra no Tempo”

E você sabe o que é um easter egg? É interessante (e provavelmente proposital) que o filme tenha estreado bem no fim de semana da Páscoa, já que o nome “easter egg” (ovo de Páscoa) vem disso. A expressão surgiu em 1979, quando um jogo de Atari, o “Adventure“, trouxe uma mensagem escondida incluída pelo seu programador, Warren Robinett. Se você jogasse de uma certa maneira, passando o avatar em um ponto específico, uma mensagem de que Robinett havia criado o jogo aparecia (na época os jogos não traziam a assinatura de seus criadores). A brincadeira escondida acabou dando origem ao termo porque os jogadores passariam a “caçar ovos de Páscoa” nos games! Mensagens, piadinhas, referências escondidas – tudo isso virou um sinônimo de easter egg.

Veja todas as refs que a gente encontrou na primeira temporada de “Stranger Things”

Tanto o easter egg no geral como esse do jogo “Adventure”, o primeiro de todos, estão no cerne da história do longa “Jogador Nº 1”, que foi livremente inspirado no livro de 2011 de Ernest Cline. É a jornada de um jovem protagonista amadurecendo simbolizada na caça a easter eggs num mundo virtual chamado Oasis (tipo um “Second Life” evoluído com realidade virtual). E é no próprio Oasis que a coisa se amplifica: o ambiente digital que aparece na telona tem várias referências pop pulando freneticamente na sua frente! A gente levantou alguns – será que você descobriu outros que passaram batidos por nós? Clica na galeria pra ver a nossa seleção e depois comente os que você achou!

Tags:                                

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas