Adriana Varejão durante o SP-Arte

04.04.2014

Fundada em 2005, a SP-Arte chega em sua edição de 2014! A feira de arte mais importante do Brasil reúne galerias e artistas (nacionais e internacionais) pra expor até o dia 6/04 no Pavilhão da Bienal, do Parque Ibirapuera. Entre as galerias, está a Fortes Vilaça, que traz o trabalho da Adriana Varejão paralelamente à feira.

Bloom Brasil por Li Edelkoort. Clica aqui!

A partir do dia 5/04, Adriana apresenta a inédita “Polvos“. É uma série de pinturas que parte de uma pesquisa realizada sobre a representação das cores de pele dos brasileiros e a forma como a raça é definida no país. Segundo o censo brasileiro, as cores de pele poderiam ser divididas em 5 grupos: branco, preto, vermelho, amarelo e pardo. Mas após uma pesquisa domiciliar realizada em 1976, 136 termos diferentes foram levantados pra defini-las! A partir de uma seleção de 33, a artista criou uma linha de tintas, também nomeada de “Polvos“, com essa extensa cartela de cores.

Veja também: Gisele Bündchen na semana de moda paulistana!

A exposição em si conta com desenhos realizados sob encomenda por retratistas, que fizeram o rosto da própria Adriana, e depois passaram por intervenções e reinterpretações que trazem inspiração indígena na pintura dos rostos. Pra ver um pouco do que está exposto… Clica na foto!

“Polvos”
5/04 a 17/05, de terça a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 18h
Galpão Fortes Vilaça: r. James Holland, 71, Barra Funda, SP
(11) 3392-3942
Entrada gratuita

Tags:                      

Compartilhar