A edição especial da Barbie para o Dia dos Mortos mexicano: polêmica!

29.10.2020

Reprodução

A nova versão da Barbie para o Dia dos Mortos mexicano causou polêmica!

O dia das bruxas tá chegando e quem já entrou no clima – e numa polêmica e tanto – é a famosa boneca Barbie, que também deu o que falar em 2019 quando ganhou o CFDA Awards (clica aqui pra saber mais!). A Mattel, fabricante da boneca, lançou um modelo inspirado na tradicional festa mexicana para o Dia dos Mortos (2/11) que vem sendo acusado de apropriação cultural.

Com rosto pintado estilo “Catrina” ou “Calavera Garbancera”, personagem cadavérica do ilustrador José Guadalupe Posada, a versão comemorativa deste ano usa um vestido de renda cor-de-rosa. Ano passado, quando foi criada por Javier Meabe, que tem origens mexicanas, ela usava make parecida e vestido preto com detalhes bordados.

Esta é versão de 2019 criada por Javier Meabe

Claro que a Barbie não tem nada de mexicana. Ela foi criada há 61 anos pela norte-americana Ruth Handler, com base na boneca alemã Bild Lilli, que chegou no mercado alguns anos antes. A acusação diz respeito à seleção e uso de determinados símbolos de uma cultura minoritária por uma cultura hegemônica, nesse caso, como forma de publicidade para vender um produto – especialmente porque o presidente Donald Trump se posiciona contra a imigração de mexicanos. A gente amou, e você? A nova Barbie do Dia dos Mortos custa cerca de R$ 410.

É a segunda vez que a Barbie se veste para o Dia dos Mortos dentro da tradição mexicana

Tags:        

Compartilhar