SPFW primavera-verão 2002/03: o preview!

11.07.2002

Cordeiro de Deus” é a coleção do estilista mineiro Ronaldo Fraga que abre hoje a SPFW edição primavera-verão 2002/2003, que acontece até sábado no prédio da Bienal, no parque Ibirapuera. Em seguida, na segunda-feira, os fashionistas seguem para o Rio, dando continuidade aos lançamentos da próxima temporada.

A semana, na verdade, começou ontem com festa na Bienal promovida pela Grendene, que está lançando uma sandália com a top Gisele Bündchen. Gisele chegou ao Brasil dias atrás e foi para Itacaré, na Bahia, onde fotografou o catálogo da Cia Marítima, para quem ela desfila hoje com exclusividade e, como sempre, deve causar o maior alvoroço.

O evento paulista vai contar com 38 desfiles entre moda feminina, moda praia e moda masculina, que terá a estréia dos jovens Rodrigo Fraga e V. Rom, e dos estilistas Reinaldo Lourenço e Tufi Duek para a Forum. Tufi, aliás, vem em dose tripla e com muito sambe no pé. Convocou os irmãos Fernando e Humberto Campana para criarem um cenário especial para o desfile que será apresentado sexta-feira. Para a coleção feminina, os convidados especiais são Joãosinho Trinta e a bateria da Unidos da Viradouro – e até a musa Luma de Oliveira acabou sendo uma consultora especial para a coleção, toda inspirada na maior festa brasileira. O desfile deve explorar a metalinguagem:  passarela do samba x passarela da moda. Ou seja, vem aí uma moda sexy e muito colorida. Além disso, a M.A.C, marca hype de cosméticos canadense, prepara sua entrada finalmente no Brasil e assina o look do desfile sob o comando do diretor criativo Gordon Espinet. Para a Triton, a aposta é a virada dos anos 60/70 com Jackson Five e estampas psicodélicas e lisérgicas. Preto, nem pensar.

O Estadão antecipa com exclusividade um look da coleção de Ronaldo Fraga, que imaginou um penitenciário à espera de uma visita no presídio. Na janela de sua cela, “o frasco de desodorante Avanço abraça apaixonadamente o do leite de Rosas”, ambos dados pela amada que nunca aparece, conforme revela Ronaldo em uma carta que será “enviada” aos convidados. Assim, Fraga transpõe esse universo para suas roupas, inspirando-se nas tatuagens dos presidiários e trabalhando grafites rebordados pelos detentos da penitenciária De Neves, em Belo Horizonte. A trilha tem Fernanda Takai, do Pato Fu. Na sexta, seu irmão mais novo Rodrigo estréia na SPFW com uma coleção masculina.

Outra marca mineira, a Patachou contará com o stylist internacional Benjamin Galopin, da “Vogue” Paris, e a modelo mineira Clara Gazzinelli, uma das novas sensações do Brasil no mundo da moda. Clara será exclusiva na campanha e no catálogo da marca fotografada por Alix Malka, ex-diretor de Thierry Mugler. Entre os últimos trabalhos de Clara estão a campanha da Christian Dior e a capa da revista francesa “Numero“. Sua vinda para o desfile de amanhã ainda não foi confirmada – depende de um compromisso com a Chanel. Michele Alves, Marcelle Bittar, Adriana Lima, Ana Hickmann, Fabiane Nunes, Vanessa de Assis e Isabeli Fontana são algumas tops que incluíram o Brasil em suas agenda. Isabelli desfila para a Rosa Chá e será exclusiva da marca em sua campanha para o verão. Além da Rosa Chá e da Cia. Marítima, mais quatro marcas lançam moda praia: Água de Coco, Movimento, Poko Pano e Água Doce, que contratou a top tcheca Karolina Kurkova para o desfile na quinta. As cariocas Blue Man e Rygy trocaram o evento de São Paulo pelo do Rio.

O convite de Alexandre Herchcovitch para o desfile masculino traz o poemaSupplica a Mia Madre”, de Píer Paolo Pasolini, transcrito sobre látex pelo próprio estilista: “O poema mostra um homem sensível, aberto, como a imagem que criei para o desfile de hoje”, diz Herchcovitch, que reedita o tênis Kichute, lançado em 72, com caveirinhas, listras e versão tie-dye, conforme você vê em 1ª mão nesta página. Já Fause Haten mostra suas duas coleções no Mube (Museu Brasileiro da Escultura), com direito a desfile de suas novas cuecas. E Ricardo Almeida lança uma linha de jeans com a grife RA Sport.

Entre os estreantes, a V. Rom deve ser um dos destaques, com sua moda street-clubber cada vez mais elaborada. Criada pela dupla Rogério Hideki e Vitor Santos, ambos de 34 anos, a grife fez seu primeiro desfile em 99 na Semana de Moda – Casa de Criadores. Nesta estréia de âmbito nacional, Santos diz que quer explicar para o público o que é a marca: “Uma comunidade internacional conectada por música (eletrônica/instrumental), design (limpo, inspirado em Brasília e na obra de Oscar Niemeyer), lifestyle (um futurismo humanista dos anos 60) e conforto”. Um recurso de alta tecnologia será usado para levar a platéia para dentro do desfile.

Além da V.Rom, vale a pena ficar de olho nos novos, como Lorenzo Merlino que aposta na influência do sportswear em sua linha praia, Jum Nakao e Caio Gobbi. E, apesar da crise da Argentina, a dupla Trosman Churba volta a desfilar na SPFW. No mesmo dia, a atriz Claudia Raia lança uma linha de lingerie com direito a muito tule e cristais no restaurante do MAM, na hora do almoço.

Lilian Pacce para O Estado de S.Paulo

Tags:                                                                                                                                                                                

Compartilhar