SPFW Primavera-Verão 2001/02

Depois de uma semana de acampamento na Fundação Bienal, terminou a temporada de lançamentos primavera-verão 2001/02, que reuniu 30 desfiles na São Paulo Fashion Week. Dois foram os destaque do última dia, dedicado à moda praia: a presença de Gisele Bündchen e o desfile da Rosa Chá.

A participação de Gisele no desfile da Cia Marítima provocou o maior tumulto da temporada. Até a própria Gisele ficou aflita com o assédio, principalmente antes do desfile, quando recebeu a imprensa para uma entrevista coletiva. Desde que Gisele ameaçou o mundo da moda dizendo que não faria mais desfiles, sua presença passou a ser ainda mais especial – e ela sabe se dar o valor. Para desfilar com três roupas, seu cachê teria sido de US$ 80 mil. Mas cada tostão valeu a pena, pois sem ela o desfile não teria a visibilidade que conseguiu.

Já a contratação da americana Frankie Ryder foi inútil. Meiga mas com as medidas bem acima do padrão, ela parecia um pato fora d’água. Ana Hickmann, a nova garota-propaganda da Cia., estava muito mais exuberante e merecia ter entrado em seu lugar com Gisele Bündchen e Benny Rosset, o dono da marca, ao final.

O verão da Cia Marítima se inspira na cultura americana, incluindo seus índios – a foto sépia de um cacique é principal estampa da coleção e estava na canga usada por Gisele em sua última entrada. Foi a única vez que Gisele revelou, rapidamente, seu bumbum. “Resolvi tirar um pouquinho a canga para provar que estava tudo em cima, mas não gosto e nem preciso mais ficar mostrando minha bunda”, disse ao Estado com exclusividade.

Gisele usou também um biquíni com micro-canga azul com a estampa Exotic Princess e um microvestido marrom, franzido com estampa de penas. Já Ana Hickmann veio mais abusada, com camiseta Go Go Girl ou top de tela preto e calcinha-biquíni. Seguindo a tradição da marca, que vende peças avulsas nas lojas, a coleção vem pronta para ser coordenada em lisos e estampados. Além dos clássicos asa-delta e cortininha, as modelagens trazem sunkini com cintinho, um ombro só, alças cruzadas na frente, tomara-que-caia, meia-taça e bustiê. Esta variedade de modelos aparece em todas as coleções de moda praia e os próprios estilistas não estão apostando em nenhum modelo específico para ser hit do verão. Vale tudo.

A Rosa Chá investe em uma moda praia mais sofisticada que se diferencia das outras marcas. O refinamento começa no cenário – o lobby de um hotel-butique, tipo o novo Emiliano, em clima de jet set internacional. Sob o tema Sonhos de Mulher, ela elege cinco musas e seus objetos de desejo: Audrey Hepburn, Sophia Loren, Marilyn Monroe, Brigitte Bardot e Madonna, revisitando assim os últimos 50 anos. A combinação começa clássica com marinho, vermelho e branco. Depois vêm outras cores e o preto, que dá a base para estampas como o sapato de Audrey, o perfume de Marilyn (Chanel No. 5 vira Rosa Chá No. 2) e os crucifixos de Madonna (só o top usado por Ana Beatriz tinha 126 cruzes de vidro bordadas à mão), incrementadas ainda com pérolas e cristais. Macacões retos, franzidos com látex ou vazados na cintura (tipo maiô) permeiam os biquínis, reforçando o investimento da Rosa Chá numa coleção de roupas pós-praia. No final, o rosto das cinco divas da Rosa Chá aparece em estampas salpicadas com quadrados de espelho. Um trabalho elaborado e de alto nível.

Mais uma vez David Azulay traz para a passarela da Blue Man o bom humor e a bossa carioca. O filme preto-e-branco “Os Cariocas“, do editor de moda Fernando de Barros, é o fundo da passarela. Dezoito salva-vidas entram cantando seu hino, passando a mensagem da Blue Man, que quer ver a praia feliz e não com meganhas repressores. Da parceria com o cartunista Ique vem a estampa em clima “Mad” com personagens da praia: o próprio Azulay, seu cachorro e a modelo Ana Cláudia, que veste top com seu rosto. Listras e bolas em tons de azul e vermelho fazem par nos biquínis que vêm amarradinhos nas laterais.

A Rygy, que também é carioca, se inspira em “etnias com toques de romantismo”. Tem estampa floral-jungle ou tipo Liberty, laise e piquê, com leves babadinhos e lacinhos estratégicos ou detalhes de búzios e pedra turquesa, que vai ser forte no verão.

FASHIONET

Mão dupla – Não é só modelo brasileira que desfila fora. Nesta estação vieram três modelos para cá, mas só uma aconteceu. Tradução doce do novo estereótipo de beleza, a belga Anne Catherine Lacroix, de 22 anos, fez seis desfiles, entre eles Reinaldo Lourenço, Forum, Triton e Iódice. Branquinha de olhos azuis, circulou com o namorado pela Bienal. Anne estuda Ciências Políticas na Bélgica, trabalha como modelo há três anos e acaba de ser contratada para fazer a próxima campanha da Chanel com Karl Lagerfeld. Depois de cinco dias em SP, onde veio para a abertura da agência Vision no Brasil, ela voou para os desfiles de alta-costura em Paris.

Contrapartida – Já sua compatriota Kim Peers, que estrela a campanha de Saint Laurent por Tom Ford, não teve a mesma sorte. Kim não fez o menor sucesso e Lino Villaventura chegou a dispensá-la na hora do desfile. A moça saiu chorando.

Internacional – Não são só as namoradas modelos que fazem sucesso lá fora. Henrique Gendre, fotógrafo e namorado de Luciana Curtis (o rosto de US$ 1 milhão das novas campanhas da Revlon), está com projetos engatilhados. E o cabeleireiro e maquiador Daniel Hernandez, namorado de Ana Claudia Michels, acaba de fazer editoriais para as revistas americanas “Jane” e “W“. Depois da SPFW, ele voltou correndo para Nova York. Foi fazer mais um editorial para a revista italiana “D Magazine“.

Promessa – Depois de fazer um curso de formação de modelos em Foz do Iguaçu, sua cidade natal, Emanuele Furlan, de 14 anos, veio a São Paulo em março e foi contratada pela Mega. Jogadora de futebol desde pequena, ela está adorando deixar a bola de lado para investir na carreira, mas sente em ter de fazer o mesmo com os estudos. Nesta temporada, desfilou para Lorenzo Merlino e Ocimar Versolato, na Semana de Moda, e para a Ellus, na SPFW. E promete.

Lilian Pacce para O Estado de S.Paulo (colaborou Emanuela Carvalho)

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