SPFW desperta circuito paralelo

25.01.2002

Paralelo aos desfiles da São Paulo Fashion Week começam a pipocar outros eventos, criando um forte movimento fashion na cidade de jornalistas e compradores nacionais e estrangeiros. Hoje a grife de jeanswear Carmim inova colocando sua coleção em um caminhão que vai estacionar em frente ao Obelisco, a caminho do prédio da Bienal onde acontece a Fashion Week. Quarta-feira é a vez da Rosa Chá lançar seu inverno 2002 pela primeira vez com um desfile, que será às 11h na Casa Rhodia. O evento reafirma a nova estratégia de marca de Amir Slama, que visa expandir seus domínios para além da moda praia. A Rosa Chá participa da SPFW nas edições de verão.

Semana passada, outros desfiles aconteceram, como o da grife Uma, que fez um bom mix de tendências, usando franjas e patchwork. O desfile mais importante foi a estréia de Alexandre Herchcovitch como diretor de criação da tradicional Cori, que está há 45 anos no mercado. A contratação do estilista, que nos últimos anos desempenhava função semelhante na Zoomp, coroa o reposicionamento da grife em busca de novo mercado.

A mulher Cori, seja mãe ou filha, é de fato a grande beneficiada da gestão Herchcovitch. O resultado da parceria lembra um outro caso de sucesso que tem sido aplaudido internacionalmente: o da renovação da grife francesa Cacharel pelo mineiro Inácio Ribeiro e sua mulher, a inglesa Suzanne Clements. Cada um com seu estilo, ambos mostram sensibilidade e talento para atualizar uma marca sem que ela perca sua identidade.

Herchcovitch foi contratado em outubro e, apesar de a coleção já estar em andamento, teve tempo e carta branca para fazer o que achasse necessário. Num galpão na Barra Funda, montou uma elegante sala com passarela circular para mostrar o próximo inverno. Na coleção, fitas e galões se cruzam tanto em vestidos de palha de seda quanto em calças jeans, criando um efeito patchwork que culmina no grafismo dos vestidos tricolor do final (marinho, preto e vermelho, como toda a coleção) e nas saias de inspiração folk (que vão ser hit da estação). Outro destaque da coleção são os tricôs, simples e básicos mas com a proporção que se deseja hoje. Na alfaiataria, usa renda de lã stretch em peças inteiras ou detalhes como o ombro de um casaco. Os sapatos são incríveis: altos e finos, têm amarração-fetiche de corselet.

Lilian Pacce para O Estado de S.Paulo

Tags:                                                  

Compartilhar