Rick Owens causa uma polêmica – e dessa vez sem nudez

Reprodução/WWD
Jera segura o seu pano-protesto durante o desfile de primavera-verão 2016 de Rick Owens Próxima Ver mais fotos
Jera segura o seu pano-protesto durante o desfile de primavera-verão 2016 de Rick Owens

“O que será que Rick Owens vai fazer dessa vez?”, era a pergunta na cabeça dos fashionistas pós-temporada do pênis (vai, a gente sabe que você lembra da nudez frontal dos modelos no outono-inverno 2015/16). E no desfile de primavera-verão 2016, veja bem, o estilista não planejou fazer algo tão contundente, que fosse gerar tanto comentário. Acontece que um dos musos do estilista, o modelo Jera, planejou. No meio da passarela, ele abriu um pano à placa de protesto, e os dizeres não eram muito claros: “Please kill Angela Merkel not“. Tradução livre: “Por favor matem Angela Merkel não”, com essa construção de frase mesmo, deixando a gente sem saber se ele pede pela morte da chefe de governo da Alemanha ou não.

Protesto sob controle: relembre da coleção da Chanel de primavera-verão 2015

Aí, segundo entrevistas com Owens após o ocorrido, ele declarou que deu um soco em Jera logo após ele voltar da passarela, no backstage. “(…) Isso não foi minha ideia. (…) Ele tem sido meu muso durante os últimos 12 anos ou algo assim e acho que ele simplesmente se sentiu confortável o bastante pra fazer algo em um desfile [sem eu saber]”. E ainda completou: “[A coleção] é sobre a ideia da agressão masculina – quando penso sobre as coleções masculinas sempre penso na ideia da agressão porque ela é parte do DNA do homem e é algo que me esforço pra controlar e, acho, outros homens também. Como quando ambição e eficiência acabam se transformando em agressão. E esse modelo só mostrou sua agressão e seu desequilíbrio, ele ficou desequilibrado. Sua agressão assumiu o controle.” A marca soltou um comunicado dizendo que não tinha responsabilidade nem conhecimento prévio sobre o protesto.

Lembra dos protestos da Cavalera na primavera-verão 2014/15?

Acha que a história para por aí? Bom, acontece que Rick Owens pediu pros veículos jornalísticos retirarem a frase da foto com Photoshop. Só que uma coisa, que a gente já acha meio esquisita, é tirar a frase da ilustração das matérias sobre o desfile, pra não tirar o foco da coleção. Outra é tirar a frase da ilustração de notas sobre o protesto em si – coisa que vários veículos tem feito, como o “The Cut” e a “i-D“. Isso gerou até comentário do blogueiro Bryan Boy no Twitter dele, perguntando sobre integridade jornalística pra “i-D”… Qual é a sua opinião sobre tudo isso? Comente!

Tags:            

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas