Arte na semana de moda paulistana!

06.04.2014

Quem passou pelo espaço no Parque Cândido Portinari onde rolou o SPFW deve ter reparado nas obras que decoram as paredes do local. Elas fazem parte da mostra “Paisagem Entrópica”, de curadoria de Eder Chiodetto, que reuniu trabalhos de 10 fotógrafos contemporâneos brasileiros. A partir de colagens e apropriações, eles criaram experimentações que propõem novas formas de observar a realidade. “Cabeças de Vento” por exemplo, que ocupou todos os 170 metros de extensão da fachada, são figuras humanas com cabeças de moinho de vento. Ela é da artista Ana de Almeida, que conta tudo pra gente sobre a expô e suas obras:

Confira entrevista com Costanza Pascolato sobre seu webprograma

De onde surgiu todo esse conceito?
Vi as eólicas pela 1ª vez em 2011, quando fiz uma viagem pra Alemanha, e resolvi fotografá-las. Como já trabalhava com apropriações há um tempo, pensei em “cabeças de vento” e tive essa ideia de colocar eólicas como o rosto das minhas personagens.

Essas personagens eram fotografias suas?
Do meu arquivo. Juntei fotos de 1920, 1937, 1942, 1957… São fotografias muito antigas porque pensei em unir o presente e o passado.

E qual é a mensagem que você quis transmitir?
Acho que o mais importante é que os pensamentos voam, os desejos voam, os amores voam… A vida voa! Pra mim é o ar na verdade, o ar que a vida proporciona, que é semelhante à energia das eólicas.

Qual a técnica que você utiliza?
Sempre gostei dessa história do fazer… Gosto de cortar, porque minha mãe sempre trabalhou com costura e eu acompanhava. Dos paninhos passou pro papel, e hoje em dia o meu trabalho é antes de tudo feito na tesoura e na cola! Depois de pronto, o projeto vai pro computador – onde eu mexo, acrescento coisas, faço limpezas etc.

O que você acha dessa oportunidade de expor suas obras em um evento de moda?
Acho importante essa parceria, porque um acrescenta ao outro! Você valoriza as duas coisas. O mesmo vale pro teatro, pro cinema… E nós estamos todos falando da mesma coisa, dessa vida, do que acontece no momento.

Tags:                            

Compartilhar