Márcio Madeira/First ViewTudo começou com esse polêmico sapato híbrido da Prada, da coleção de primavera-verão 2011: o brogue combina sola de tênis de corrida com espadrille!
Márcio Madeira/First ViewApareceram tênis e sapatos com sola de borracha lembrando tênis em outras passarelas, só que sem essa leitura de jogging. Esse é da Vivienne Westwood
Márcio Madeira/First ViewEsse tênis da Raf Simons é uma parceria com a Adidas
Márcio Madeira/First ViewA mais alto teor fashionista, no entanto, fica com Raf Simons: calça de alfaiataria bem solta, tricô, casaco desconstruído… e tênis no pé!
Márcio Madeira/First ViewOlha o tênis da Kriss van Assche de perto: P&B!
Márcio Madeira/First ViewNa Kriss van Assche, ele é usado com alfaiataria em cinza – bem noventista!
Márcio Madeira/First ViewO tênis da Lanvin de pertinho
Márcio Madeira/First ViewNa Lanvin, o tênis com alfaiataria tem uma pegada bem fashion, com o paletó compridão
O movimento já está no ar faz um tempo: lá na primavera-verão 2011 da Prada, a passarela masculina mostrou um sapato bem polêmico que misturava várias referências. Uma delas era aquela sola de borracha bem característica de tênis que a gente usa pra fazer jogging, sabe? De lá pra cá, essa mistura de tênis com o high fashion vem ficando cada vez mais caprichada. Na última temporada internacional masculina, de outono-inverno 2013/14, 3 marcas apresentaram propostas interessantes – você confere na galeria clicando na foto – sendo que é a 2ª vez que Raf Simons coloca tênis com calça de alfaiataria na passarela.
O jeito de usar é assim mesmo, quebrando o formal do paletó e calça com um tênis de cadarço e sola tipo ergonômica, superstreet. O efeito é noventista, mas sem o ranço do sapatênis – que não, não voltou e pode continuar sem voltar, tá?