Modelos negros fazem desfile-protesto

08.11.2013

Atabaques. Logo depois do desfile da Herchcovitch, a marca de jeanswear de Alexandre Herchcovitch, que aconteceu na marquise do MAM-Rio, nota-se uma aglomeração no local. É um desfile só com negros e pardos! As roupas são de uma figurinista africana que mora no Brasil, Heloísa Santos, e os modelos que participaram fazem parte de um grupo de integração.

A apresentação foi organizada pela ONG Educafro, que trabalha com a inclusão de negros nas universidades, e pelo grupo Palco dos Mil Sonhos, que luta pela inclusão de negros na área artística. A ideia é discutir e protestar pela maior diversidade na moda: “Queremos espaço. Heloísa fez faculdade e não tem espaço, não tem trabalho. Por que não somos reconhecidos?”, explica Joana Raphael, coordenadora pedagógica da Educafro. “Isso é um desafio. A gente inclusive tem um corpo jurídico nos dando assistência, caso houvesse uma tentativa de impedir o [nosso] desfile de acontecer”.

Houve uma reunião entre Luminosidade, a organizadora do Fashion Rio, e representantes de organizações como a própria Educafro e a Palco dos Mil Sonhos, que resultou em um termo de compromisso assinado no começo da semana. No entanto, nota-se que o casting de desfiles realmente não traz uma quantidade significativa de negros e pardos. Quem quiser saber mais sobre o trabalho que a Educafro anda desenvolvendo nesse sentido pode acessar o blog da ONG. Clica na foto pra abrir a galeria!

Tags:                    

Compartilhar