Mariana Jungmann, a nova brasileira da Semana de Moda de Londres

15.02.2014

Mariana Jungmann se junta ao time de brasileiros que desfilam na Semana de Moda de Londres, atualmente composto por Lucas Nascimento e Barbara Casasola. A novata de Goiânia apresentou seu 1° desfile nessa temporada de outono-inverno 2014/15 como parte do time exclusivíssimo de formandos do mestrado da London College of Fashion. Blog LP explica: foram escolhidos apenas 10 alunos pra desfilar suas coleções! Não só conferimos o desfile, mas também conversamos com a Mariana pra saber mais sobre os planos da estilista… Confira abaixo!

Quer estudar moda no exterior? Blog LP te dá as dicas

Fala um pouco de você!
Sou de Goiânia e fui pra SP estudar moda na Anhembi Morumbi. Depois quis fazer mestrado e queria uma faculdade que desse certo com meu estilo – sou criativa, mas muito técnica. Queria uma escola que desse ferramentas pra aprimorar o que faço e a London College of Fashion é a instituição que prima pelo acabamento.

Qual foi sua inspiração?
Minha infância! Quando eu era pequena a gente tinha uma mesa de vidro bem grande em casa e cobria com forro de renda renascença,  supertradicional no Brasil. Eu adorava trazer os brinquedos pra debaixo da mesa e brincar ali, olhando a renda… Aí brinquei com a escala, como fui crescendo, fui me aproximando da renda: ela vai ficando pequena. Fiz estampa, laser e usei a renda mesmo pra recriar esse mundo em que cresci.

A renda foi feita no Brasil?
Sim – são 4 rendeiras de Pesqueira (Pernambuco), trabalho com elas já tem 4 anos. Algumas da peças são feitas numa técnica que desenvolvi, em que a renda não tem costura. Consigo moldá-la no formato que quiser! Mudei o jeito de fazer a renda. Desenho aqui, elas fazem lá, a gente troca ideia no Skype e elas mandam pra cá.

Que outros materiais você usou na sua coleção?
Couro, lã cashmere e uma mistura de fibra de korma, do Himalaia. Desenvolvi o material misturando eu mesma a korma com seda. Vira uma espécie de papel que não arrebenta e pode molhar. Também usei chiffon de seda em detalhes nas costas das jaquetas – é a quina da mesa da inspiração!

Agora que você se formou, quais seus planos pro futuro?
Tô abrindo minha marca aqui! O plano é trazer a renda pra cá, estou trabalhando pra montar a marca ainda esse ano. Até o final de 2014 quero estar vendendo, tudo lindo… Acho interessante trazer a renda do Brasil pra cá, uma coisa tão tradicional e que ninguém conhece.

Como você descreveria sua marca?
Feminina, poderosa e moderna com um twist!

Pra fechar: quem são suas inspirações do mundo da moda?
Isso muda toda temporada (risos)! Mas claro que tem os gênios, tipo Chanel – é feminino, é elegante e ao mesmo tempo não precisa ser exagerado. Penso muito na Chanel. Adoro a Phoebe Philo, quem não gosta? E Raf Simons, que saiu do minimalismo dele e foi pra Dior!

Clique na galeria pra ver a coleção e mais detalhes das rendas!

Yéssica Klein, infohunter do Blog LP direto de Londres

Tags:            

Compartilhar