Inverno 2002 deve exaltar a paz

25.01.2002

Começa hoje a São Paulo Fashion Week, principal evento de lançamentos do país, mostrando as tendências para a próxima estação

Os homens abrem a porta para o outono-inverno 2002 na São Paulo Fashion Week, que começa hoje no prédio da Bienal no parque do Ibirapuera com 5 coleções masculinas entre os 25 desfiles que serão apresentados até sexta-feira, no evento orçado em R$ 4 milhões. As novas coleções são as 1ªs a terem sido criadas depois dos atentados de 11/09 e devem apontar para um espírito mais romântico e pacificista, que tem no estilo folk-hippie um grande ícone.

Esta edição começa com uma boa notícia. A partir da próxima temporada, além dos desfiles de moda praia, mais dez estilistas estarão presentes ao evento, intensificando a maratona fashion. Os eleitos pela Câmara da Moda – composta por 5 jornalistas, 5 estilistas e Paulo Borges (organizador da SPFW) – são Jorge Kaufmann (por unanimidade), Lorenzo Merlino, Jum Nakao, Caio Gobbi, Vide Bula, Rodrigo Fraga, V.Rom e Poko Pano, além de Icarius de Menezes e do argentino Pablo Ramirez que estão avaliando questões operacionais antes de assumir o novo compromisso.

Outro passo que está sendo discutido é a sincronia entre os desfiles de São Paulo e Rio, que passariam a ser seqüenciais a exemplo do que acontece no circuito internacional. Outra boa notícia é que mais um brasileiro vai estrear em Paris (os outros são Alexandre Herchcovitch e Icarius). O estilista Walter Rodrigues está entre 20 nomes selecionados pela Maison DuPont no mundo todo para desfilar em março na semana de prêt-à-porter.

Quem for a SP Fashion Week, que é aberta apenas a convidados, terá oportunidade de ver, além dos desfiles, uma exposição de sapatos históricos como a chuteira de Pelé no milésimo gol e outra sobre Lívio Ragan (espécie de Paulo Borges dos anos 60, que alavancou a moda nacional com desfiles e eventos para a Casa Rhodia). Entre os patrocinadores, a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil) promove um fórum de debates sobre moda, discutindo temas como criação, negócios e comunicação.

AS COLEÇÕES

Na 1ª foto à esquerda, Marcelo Sommer mostra em primeira mão para os leitores do Estado um look de seu desfile. O estilista dá continuidade à bem-recebida coleção house-barroco deste verão e apresenta “roupas de época”. “Várias épocas, com ênfase nos séculos 16 e 18”, diz. Ele adianta que escolheu tecidos de decoração (como os usados em revestimentos de sofás e tapeçaria). Entre as cores, estão o rosa-chiclete, vinho, bege e “um pouco de verde”. “Não consigo fugir do verde”, diz.

Tufi Duek prefere manter suspense sobre a coleção da Forum que ele lança quarta-feira. Mas antecipou para o Estado o inverno 2002 da Triton. Segundo ele, a Triton usa “a inocência e o romantismo do universo infantil” como inspiração para a estação, trabalhando com tons de rosa, roupas de boneca e estampas de bolas, gatos e flores.

Reinaldo Lourenço diz que o filme “Shakespeare Apaixonado” foi sua grande inspiração e que o desfile vai “fugir das cores”. O estilista acaba de fechar contrato para a criação de uma linha de jóias com a Denoir, tradicional fabricante do setor. Gloria Coelho diz ter buscado inspiração em “uma certa camisa branca” que ela trabalha sob influências diversas como a banda inglesa de animação Gorillaz, a estética cyber e o filme “Orlando”. A coleção usa cores como branco, azul, gelo, preto, vinho e bege. Já a Patachou transita por elementos das culturas japonesa e chinesa, mesclando sportswear e artes marciais.

Herchcovitch também não gosta de antecipar detalhes sobre seus desfiles. O estilista, que lança quinta à noite um livro sobre seu trabalho, diz que a tragédia dos atentados de 11/09 afetou seu trabalho. “Comecei a questionar o papel da moda: o meu trabalho é fazer com que as pessoas não deixem de consumir a moda”, diz. “Essa é a minha guerra: mostrar que a moda é importante, que tem um poder maior do que a gente imagina.”

Lilian Pacce para o Estado de S.Paulo (colaborou Guto Barra)

Tags:                                                                                                

Compartilhar