A carta aberta de protesto da Ellus

05.04.2014

Depois das cruzes da Cavalera, o desfile da Ellus de primavera-verão 2014/15 teve tom de protesto: no fim, aparecem camisetas com os dizeres “Abaixo esse Brasil atrasado“. Ao lado das bandeiras e da inspiração militar (e com a proximidade do aniversário de 50 anos do golpe militar), alguns fashionistas “pegaram mal” a mensagem. Mas eis que existe uma carta aberta da marca, que esclarece o que eles queriam dizer com a camiseta-palavras-de-ordem. Confira na íntegra abaixo:

“DESABAFO

O Brasil está entupido, um congestionamento em tudo. Não anda no trânsito, nos aeroportos, nos hospitais, nas estradas, na energia, nas escolas, na comunicação, na burocracia (corrupção)… Até a água está entupida!

Dificuldade para tudo! As coisas não fluem! Tudo é tão difícil! Tudo isso gerando esse custo. Brasil = ineficiência, improdutividade. Isso faz com que fiquemos isolados do mundo, acarretando esse atraso todo em relação ao mundo moderno.

É claro que os maiores responsáveis são os políticos e os governos antiquados, cartoriais, quase medievais, que com suas ideias atrasadas de protecionismo acabam por gerar atrofia.

Até para indústria da moda, exportar o nosso design fica difícil com todo esse custo, abrindo espaço maior para as importações de roupas e acessórios provenientes de países pobres, porque nós não temos condições de competir.

Precisamos desburocratizar, simplificar para motivar, avançar, abrir, internacionalizar, se não, cada vez mais, ficaremos isolados nas geleiras do Polo Sul.

Que Brasil é esse em que até as empresas e patrimônios públicos acabam destruídos?!?!

ABAIXO ESSE BRASIL ATRASADO!

TIME ELLUS”

Tags:          

Compartilhar