Categorias: Desfiles

Walério Araújo primavera-verão 2012/13

23.06.2012

“Agora o babado é certo!” A frase poderia ter sido dita no backstage de Walério Araújo em qualquer temporada anterior, mas nessa primavera-verão 2012/13 ela tem um sabor especial. Primeiro porque o backstage era bem apertadinho, então foi babado mesmo; e segundo porque o estilista buscou sua inspiração nos orixás e entidades de religiões afrobrasileiras. Walério explica que não é praticante mas “tive e tenho clientes maravilhosos pais de santo e já morei em Salvador. De vez em quando tomo um banho e adoro as festas dos orixás. As roupas me inspiram tanto em matéria-prima como mão de obra. Então é a minha visão, a visão de alguém que não é praticante, desse universo, com a ajuda de alguns amigos pra tirar dúvidas”.

O desfile começa com um bloco de Pombagiras: tem a tranca rua, cigana, sete saias, Maria Mulambo. De vermelho vivo, elas são sensuais e leves. Também tem um Exu bem literal, e depois passa pra um preto representando a oferenda (sim, é uma leitura da galinha preta!) que se contrapõe a um casal de mãe e pai de santo, de branco com laise. O momento fechação fica por conta da participação especial de Danny Colt, drag da boate Blue Space, que entra de fio dental representando toda a riqueza, vaidade e luxúria de Oxum: ela usa um adé (a “coroa” dos orixás) estilizado com franjas douradas de bolinha na frente do rosto e um laço atrás, mais um fio dental… e só! Corpão de matar.

O desfile segue com mais looks à Oxum, douradões; e o bloco de Omolu, que é rústico, com direito a um vestido de palha trançada. Sem brilho nem brocado, como é de costume no trabalho de Walério, a peça é um desafio – que se cumpre, afinal. O roxo com penas de galo na saia é de Nanã e o fim, das pérolas e azuis, é de Iemanjá – a entrada de Marina Nery, de plissado cor de sonho, é linda, tipo como a gente imaginaria um Walério Araújo romântico! Por fim, é um desfile bem amarrado, com a benção deles todos, com muitas peças que não caem no caricatural. Axé! (Jorge Wakabara)

Tags:                                            

Compartilhar